Quinta, 24 de setembro de 2020 hh:mm:ss

265 poços perfurados em Venturosa. A vida floresce na área rural

Perfuração de poços, limpeza e manutenção de barragens são ações que melhoram a vida do homem do campo no município

Publicado em 6 de agosto de 2020 às 11:39
Atualizado há 2 meses

       Dar dignidade e melhores condições de vida ao homem do campo. Este é o principal objetivo de um programa hídrico da Prefeitura de Venturosa (Agreste de Pernambuco) que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, já perfurou 265 poços em toda área rural, abrangendo sítios, distritos e povoados.

       Água é vida e renasce no campo. Segundo o prefeito Eudes Tenório, já foram perfurados no município 265 poços. 70% dos poços já estão jorrando água com vazão entre 200 litros/horas a 4.000 litros/horas.

“A perfuração de poços artesianos beneficia diversas famílias com a resolução do problema de abastecimento de água e o fomento de atividades agrícolas”, explicou Eudes.

Com recursos próprios e a perfuratriz municipal, a prefeitura atende os anseios das comunidades rurais. “O trabalho continua e estamos perfurando mais poços. Alguns deles são para consumo humano, mas a maioria é para a agricultura familiar, irrigação de hortas e consumo animal”, informou o Secretário Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Djacir Galindo, Gera.

ALEGRIA AO VER ÁGUA JORRANDO

       Os moradores da Serrota ficaram emocionados esta semana ao ver a água jorrando no poço perfurado na comunidade. Centenas de famílias já foram ou estão sendo beneficiadas com o programa de perfuração de poços implantado em Venturosa.

       Além de todo esse trabalho de perfuração, outra determinação do prefeito foi a restauração de poços no perímetro urbano de Venturosa.

       A manutenção dos poços garantiu água para a creche Mª das Dores A. Galindo, para a Escola Apolônio Siqueira, além da comunidade do Bacurau. Houve ainda a restauração do poço da Av. Antônio A. da Silva, às margens da BR-424 e a perfuração e instalação do poço do Hospital de Venturosa, Unidade Mista Justa Maria Bezerra.

       O objetivo do trabalho, segundo Djacir, é atender a necessidade de abastecimento de água nas regiões rurais e na cidade, evitando o êxodo rural e garantindo a produção de alimentos básicos para o abastecimento da população.

LIMPEZA DE BARRAGENS

       As ações de melhoria do suporte hídrico em Venturosa são completas, segundo o prefeito Eudes Tenório. Além de limpeza houve a construção de novas barragens no Tará e em Pedra Fixe, bem como em dezenas de mananciais nos sítios Azevém, Macaco, Boqueirão, Campo Grande, Tarazinho, Pontais, Grotão, Olho d’Água I e II, Sítio do Meio, Goiabeira, Lagoa do Pé da Serra, Ouro Branco e Sete Quadros.

       A Lagoa de Delmiro foi totalmente reformada, com a instalação de pilares, cerca, telas, portas novas, pintura, melhoramento do acesso e ampliação na captação de água.        Outro grande benefício para todos foi a instalação de poços para as comunidades com caixas d’água. As localidades de Grotão, Tará, Lagoa do Pé da Serra, Olho D’água I e II, Pontais e Sírio do Meio foram contempladas.

Voltar ao topo