Terça, 30 de abril de 2024 hh:mm:ss

MADALENA | Papagaio celebra Festa Litúrgica de Santa Maria Madalena, a Apóstola dos Apóstolos

A comunidade católica de Papagaio, distrito de Pesqueira, está ansiosa para celebrar a Festa de Santa Maria Madalena, símbolo de tradição, fé e religiosidade para as famílias

Publicado em 12 de julho de 2023 às 13:10
Atualizado há 9 meses

PAPAGAIO (PESQUEIRA, PE) – A Diocese de Pesqueira, através da comunidade cristã do distrito de Papagaio e do Administrador da Área Pastoral, Padre Eduardo Valença, divulgou a programação oficial da tradicional Festa da Padroeira de Santa Maria Madalena, que será realizada de 17 a 23 de julho, no distrito de Papagaio.

       Segundo a equipe litúrgica, coordenada por Aparecida, a programação inclui novenas, missas e atividades culturais. Veja programação completa abaixo.

SANTA MARIA MADALENA

       Muitas famílias que são de Papagaio ou nasceram na microrregião e que atualmente moram fora voltam ao distrito neste período para orar, reverenciar Santa Maria Madalena e reviver momentos do presente e do passado.

Edite Lima, Ministra da Eucaristia.

       “A Festa da Padroeira de Papagaio é uma celebração vibrante, participativa, onde toda a comunidade católica, sob responsabilidade do Padre Eduardo, reverencia a Apóstola dos Apóstolos”, disse Edite Lima, Ministra da Eucaristia da comunidade de Papagaio.

       “Quando era criança não perdia uma festa. Era a comemoração mais aguardada de todo o ano e continua sendo uma das manifestações, mais bonitas da região”, disse uma fiel que nasceu em Papagaio e que mora em Pesqueira já muitos anos.

A HISTÓRIA

       Foi São Tomás de Aquino, que viveu nos anos 1225 a 1274 da era cristã, um dos maiores doutores teológicos da Igreja e do cristianismo em todos os tempos, que em seus estudos e pesquisas bíblicas e teológicas atribuiu a Maria Madalena o título de “Apóstola dos Apóstolos”.

       Isto, não só por ela ter sido a primeira a ver o Senhor Jesus ressuscitado e ter sido encarregada pelo ressuscitado a levar a notícia aos apóstolos, mas por ser a mulher mais vezes citada nos evangelhos. “Nem Maria, a mãe de Jesus, é mencionada tantas vezes quanto Maria de Magdala (Madalena)”, dizem os historiadores católicos.

FESTA LITÚRGICA

       Sua festa litúrgica, estabelecida pela Pontifícia Congregação para o Culto Divino, por desejo expresso do Papa Francisco, passou a ser celebrada em todas as Igrejas no dia 22 de julho de cada ano, para “exaltar a importância desta mulher que mostrou grande amor a Cristo, e que foi amada por Cristo, e para ressaltar a especial missão desta mulher, exemplo e modelo para toda mulher na Igreja”.

“Apóstola dos apóstolos, Santa Maria Madalena, discípula e missionária de Jesus, ensina-nos a reconhecer nas mulheres verdadeiras apóstolas do evangelho”.

COMUNIDADE CATÓLICA DE PAPAGAIO

       “A Comunidade de Papagaio, tem a imensa alegria de convidar você e sua família para participarem da Festa da Padroeira, Santa Maria Madalena, entre os dias 17 e 23 de julho.

       Aproveitamos a Festa de nossa Padroeira para aprofundarmos a nossa fé, refletindo o tema deste ano: “Maria Madalena que com humildade alcançou a conversão”.

       “Que Ela com seu exemplo nos inspire a ser uma igreja em missão, neste ano vocacional de uma igreja em saída. Sobre todos invoco a benção de Deus!”, fraternalmente, Padre Eduardo de Freitas Valença.

ORAÇÃO A SANTA MARIA MADALENA

Ó DEUS, O VOSSO FILHO CONFIOU A MARIA MADALENA O PRIMEIRO ANÚNCIO DA ALEGRIA PASCAL; DAI- NOS POR SUAS PRECES E A SEU EXEMPLO, ANUNCIAR TAMBÉM QUE CRISTO, VOSSO FILHO NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

FESTA DE SANTA MARIA MADALENA 2023 – PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA /17.07

19hs-Santa Missa Pe. Luiz Carlos Noiteiros: Divina Misericórdia Dedicado: Salobro, Papagaio de Cima, Marimbas

TERÇA/18.07

19hs-Santa Missa Pe. Renato Noiteiros: Mãos Ensanguentadas de Jesus Dedicado: As famílias, Comunidade Escolar e Saúde

QUARTA/19.07

19hs-Santa Missa Pe. Claudi

Noiteiros: Mães que Oram pelos Filhos Dedicado: Cajueiro II, Cacimbão, Beira-Mar, Pacheco

QUINTA/20.07 19hs-Santa Missa Pe. Antônio Noiteiros: Homens do Terço Dedicado: Vocações Sacerdotais e Religiosas

SEXTA/21.07

19hs-Santa Missa Pe. Benevaldo

Noiteiros: Apostolado da Oração Dedicado: Comerciantes e Agricultores

SAB/22.07

19hs-Santa Missa Pe. Eduardo

Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Motoristas e Motociclistas Dedicado: Todos os devotos de Santa Maria Madalena

DOM/ 23.07

11hs- Batizados

16hs- Procissão e Missa de Encerramento Pe. Eduardo

Noiteiros: Equipe Litúrgica e Ministério de Música Dedicado: Juventude, Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo, Catequese e Visitantes.

Tema: Maria Madalena que com humildade alcançou a conversão.

OBS: DURANTE OS DIAS DA FESTA TEREMOS O TERÇO MARIANO ÀS 18:20 E NO SÁBADO ÀS 04h DA MADRUGADA O SANTO ROSÁRIO.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (Link nos stories).

Voltar ao topo