Quinta, 25 de abril de 2024 hh:mm:ss

Minervino Osório, o homem que injetou nova vida na tradição do Casamento Matuto, morre aos 94 anos

Criador do Casamento Matuto a Cavalo, morre o grande Minervino Osório, aos 94 anos. Pesqueira e todo o interior de Pernambuco de luto. Secretaria de Turismo e Cultura e a prefeita Maria José lamentam a morte.

Publicado em 13 de outubro de 2020 às 14:11
Atualizado há 3 anos
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA LER EM PDF LEVE

       Minervino Osório, que revolucionou a arte de dramatizar o Casamento Matuto no interior de Pernambuco, com uma nova abordagem e sátira, faleceu nesta terça-feira, 13 de outubro, no Recife.

       Aos 94 anos, vinha adoentado, mas lúcido. Pesqueira está de luto. O mundo da arte está de luto. O mestre Minervino Osório se vai, mas a tradição fica presente na história viva de Pesqueira e da região.

       A Secretaria de Turismo e Cultura de Pesqueira e a prefeita de Pesqueira Maria José lamentaram profundamente a perda do grande Minervino Osório, que tanto contribuiu para a nossa cultura.

       Além de promotor cultural extraordinário, Minervino sempre foi um verdadeiro defensor dos costumes e das tradições do nosso povo. A obra de Minervino Osório reflete a origem das tradições populares nordestinas e a verdadeira essência do homem do campo, a figura simples e doce do “matuto”.

CASAMENTO MATUTO

       Devido à pandemia, o tradicional Casamento Matuto de Minervino Osório não aconteceu em 2020. A Véspera de São João em Pesqueira sempre foi sinônimo de Casamento Matuto a cavalo. Minervino Osório chegou à nossa cidade aos 15 anos de idade, vindo de Buíque. Em recente entrevista, ele lembrou que “assim que o mês de junho começava, logo ficava triste, lembrando da sua terra”.

       Segundo ele, a forma que encontrou de matar a saudade foi reproduzir aqui o que ocorria lá no 23 de junho, onde cavaleiros paramentados “de matuto” percorriam as ruas. Encerrado o passeio, os noivos se casavam na calçada da matriz.

       Em 1966, já casado com Dona Adecy Leal, reuniu amigos e familiares em sua casa aqui em Pesqueira para fazer a mesma brincadeira por aqui e deu certo.       

Pesqueira e todos os segmentos culturais estão de luto, consternados com a partida de grande Minervino Osório, um homem que viveu para a família e fez de sua criação um dos mais belos espetáculos juninos do interior de Pernambuco. Morre Minervino, fica a tradição e o grande legado.

FAMÍLIA DE MINERVINO OSÓRIO
Voltar ao topo