Quinta, 28 de março de 2024 hh:mm:ss

PCdoB 99 ANOS | Indispensável à Democracia. Diretório de Pesqueira comemora

O Diretório do PCdoB em Pesqueira sempre esteve atrelado às lutas, em defesa do povo

Publicado em 25 de março de 2021 às 10:17
Atualizado há 3 anos

       O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, completa, neste 25 de março, 99 anos de sua fundação. Esta é uma data a ser comemorada não apenas pelos seus filiados, militantes e dirigentes, mas por todas as pessoas que defendem a democracia, os direitos do povo trabalhador e a soberania nacional.

       Não há um grande momento da História nacional, a partir de 1922, em que o PCdoB não tenha exercido um papel relevante nos acontecimentos.

       Ao longo de seus 99 anos de existência, poucos foram os anos de vida legal plena. O Partido sempre foi perseguido pelas forças do atraso e antinacionais. O período compreendido desde a redemocratização, em 1985, até os dias atuais, é o mais longevo no seu funcionamento pleno.

       Sua história é pródiga em grandes jornadas de defesa dos interesses nacionais. A luta pelo voto das mulheres, pelo envio de tropas para combater o nazifascismo na 2ª Guerra, a Constituinte de 1946, a campanha “O Petróleo é Nosso”, as reformas de base, a luta pela redemocratização pós ditadura de 64, a campanha “Diretas-Já”, a eleição de Tancredo Neves e a derrota da ditadura no Colégio Eleitoral, a formação da Frente Brasil Popular, os Governos populares de Lula e Dilma, tiveram a decisiva participação do PCdoB.

       Atualmente, o Partido luta pela formação de uma Frente Ampla para derrotar o (des) governo de traição nacional, negacionista e anti-povo de Bolsonaro. Exigimos vacinação geral de nossa população, auxílio emergencial para os mais pobres e socorro aos pequenos e médios empresários. Em Pernambuco, o Partido lançou o abaixo-assinado “SOS Vidas Humanas”, pela plataforma digital “change.org/sosvidashumanas”, a ser entregue ao Congresso Nacional, exigindo medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

       Um partido de lutas, popular, comprometido com o povo brasileiro, indispensável à democracia.

Comitê Municipal do PCdoB em Pesqueira (PE).

Voltar ao topo