Sábado, 13 de abril de 2024 hh:mm:ss

APLA DE LUTO | Morre Adeilton Tenório, um dos idealizadores da Academia Pesqueirense de Letras e Artes (APLA)

A PARTIDA DO INTELECTUAL ADEILTON POSSIDÔNIO TENÓRIO DE BRITO, por Andréa Galvão.

Publicado em 27 de agosto de 2023 às 21:50
Atualizado há 8 meses

PESQUEIRA (PE) – Nascido no aprazível distrito de Mimoso (Pesqueira-PE) em 10 de janeiro de 1946, Adeilton Possidônio Tenório de Brito, era filho de Possidônio Tenório de Brito e Sebastiana Tenório Cavalcanti, o caçula dos cinco irmãos: Aluiz, Adail, Amilton, Maria de Lourdes e Antenor recebera o nome do pai, logo após o falecimento do mesmo, no dia 04 de dezembro de 1945 em sua propriedade.

       O prodigioso Adeilton infelizmente chegou ao mundo, experimentando o fel da orfandade, todavia o amor da família supriu-lhe qualquer ausência sentida, o que fez dele um ser gentil e completamente apaixonado pelo conhecimento e tudo que dizia respeito ao seu berço natal.

       Desde a mais tenra idade, foi muito estudioso e já dava sinais de que o futuro ao se descortinar, havia de ser muito promissor, e de fato foi… A Atenas do Sertão, absolutamente fértil no que tange à produção artística e cultural, gestou juntamente com D. Sebastiana um dos maiores intelectuais já vistos por aqui.

       Formado em Direito pela UNICAP, foi professor do Colégio Cristo Rei, oficial de justiça, analista judiciário do TRF da 5° Região e brilhante escritor, além de idealizador e fundador da Academia Pesqueirense de Letras e Artes-APLA, entidade a qual ele muito amava e cumpriu com todos os seus deveres de acadêmico até os últimos dias de sua vida.

       Enquanto bom literato que foi, Adeilton escreveu obras que nem tão cedo serão esquecidas, pois possuem suas experiências pessoais em viagens, suas impressões acerca de assuntos polêmicos e pouco discutidos e o amor pelo lugar em que nascera.

       Da Vila de Mimoso para o Mundo, escritos sobre a Sexualidade Humana e o último que deixou pronto, porém seu estado delicado de saúde não o permitiu lançar e a família num sublime gesto, fará uma homenagem póstuma em breve, publicando-o.

       Tudo que ele viu e o encantou ao conhecer as sete maravilhas do mundo moderno virá a público, em forma de texto onde o leitor poderá conferir muito de perto as belezas descritas nas inúmeras viagens que fez, conhecendo 45 países nos cinco continentes do planeta. Indubitavelmente, desbravar novos lugares era a sua grande paixão, antes de ser acometido por uma doença degenerativa.

       Para o nosso pesar, esta mesma o levou para eternidade hoje, dia 27 de agosto de 2023. Ficará em todos que tiveram a satisfação de conhecê-lo, as boas lembranças do homem polido e culto, o bem querer pelos familiares e amigos, a retidão do servidor público, comprometido com sua função, o apreço pelas letras e os frutos do seu maior feito, a inextirpável contribuição dada à nossa cultura, a idealização da Academia Pesqueirense de Letras e Artes-APLA.

       Receba agora a gratidão de cada acadêmico que compõe essa honrosa casa e uma ínfima prece. Rogamos a Deus que o acolha numa linda morada que se assemelhe ao seu coração, vai em paz, Adeiton! A missão foi devidamente cumprida. Aos seus e sobretudo à dedicada Lourdinha, sua irmã, o nosso mais afetuoso abraço!

NOTÍCIA DO BLOG O ABELHUDO

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Foabelhudo%2Fposts%2Fpfbid0c7YPxvjdpDkMb3A4hUUKTc9egDmqdXmJSW44RkhEU7cmz1cr3v2tAfnN5AqVWbP7l&show_text=true&width=500

Pesqueira/Distrito Mimoso: Luto por Adeilton Tenório de Brito

– O Blog lamenta informar o falecimento do pesqueirense do distrito Mimoso – ADEILTON POSSIDÔNIO TENÓRIO DE BRITO, ocorrido em Recife.

O falecido integrava a APLA – Academia Pesqueirense de Letras e Artes, na Cadeira 32. Foi um dos idealizadores da Apla e compõe entre os fundadores.

Segundo sua prima Marcília Tenório, tinha como hobby viajar e colecionar lembranças trazidas dos mais diversos lugares.

– O velório está ocorrendo em Recife e o enterro será realizado no distrito de Mimoso, nessa segunda-feira, 28, à tarde.

– Aos familiares, acadêmicos e amigos nossas condolências e o desejo de que Deus os fortaleça.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (Link nos stories).

Voltar ao topo