Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

25 anos do IFPE Campus Pesqueira é celebrado com fraternidade e união

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

25 anos do IFPE Campus Pesqueira é celebrado com fraternidade e união. Baile de Máscaras é hoje, 23.

25 anos do IFPE Campus Pesqueira é celebrado com fraternidade e união

Música, poesia, lembranças, homenagens, humanização, fraternidade, amor. Essas palavras resumem como estão sendo as comemorações dos 25 anos do IFPE Campus Pesqueira. As festividades começaram no dia 08 e seguem até hoje sexta-feira (23), com o baile de máscaras.

A abertura do evento, no dia 08, contou com a apresentação do coral do IFPE Campus Garanhuns e, na ocasião, foram acesas as luzes da árvore de natal confeccionada pelos próprios servidores. Na mesma noite, houve sarau com recitação de poesias escritas por estudantes, pais de estudantes e servidores, organizado pela professora de língua portuguesa Fabiana Júlia.

As poesias levaram o público presente às lágrimas. A estudante Alícya de Souza, por exemplo, comparou o IFPE à antiga Ágora de Atenas e agradeceu o empenho dos professores em levar conhecimento de qualidade ao Agreste e Sertão Pernambucano. “Ágora , centro de debates intelectuais, exposição de artes, feiras, pensamentos, onde se aprende, onde se ensina, o coração da cidade, como é a escola. O IFPE é a nossa Ágora, o espaço em que dividimos e construímos. Meus professores me preparam para peitar o mundo, aprendi com cada um que conheci, uma forma diferente de pintar a vida, aprendi com os ipês do nosso Campus que posso eu também florescer em meio à seca. Ninguém solta a mão de ninguém!”, declamou Alícya.

A estudante Valéria Almeida lembrou a fama que o IFPE tem quando se trata de ensino de qualidade e gratuito. “IFPE, local onde todo jovem almeja estar; Esse é o local onde todos do fundamental anseiam frequentar. Estes determinados se preparam para o vestibular. E, com seus nomes na lista de aprovados, do IFPE vem participar.”.

Um dos momentos ápices foi a recitação da poesia de dona Maria Anizia da Conceição, mãe da ex-aluna Cíntia Melo que, atualmente, é servidora concursada da instituição. “Analfabeta de pai e mãe, órfã aos 8 anos; aos 12 precisei deixar minha casa; necessitava trabalhar nas cozinhas da capital; nunca estive numa escola, mas no livro da vida...; aprendi tudo o que podia e precisava; hoje me sinto feliz por estar pisando nesse chão; consegui dar aos meus filhos o que não tive; esse grande lugar que acolheu dois dos meus; um na escola técnica e a outra no CEFET; hoje abriga uma servidora do IFPE.”, falou emocionada dona Maria Anizia.

A professora Fabiana Júlia que coordenou todo o sarau, também deu sua contribuição. “Aqui há um brilho diferente! Aqui há brilho que não se apaga... porque a cada semestre novos jeitos de ver a vida vão compondo as histórias iluminadas deste Campus! Que venham mais 25 anos de muita luz, de muitas conquistas, de muito trabalho e da certeza de que com nossa luz interior, iluminamos o amanhã.”.

No dia 09, no auditório, houve exposição de quadros, fotos e antigos objetos e materiais gráficos do Campus Pesqueira. A curadoria ficou por conta de um dos servidores mais antigos da instituição, Carlos Roberto Alves Gabriel. Ele é natural de Pesqueira e estudou no grupo escolar José de Almeida Maciel e colégio Cristo Rei. Graduou-se na Universidade aberta do Brasil. Também fez curso de desenho no próprio IFPE, quando este se chamava CEFET.

No mesmo dia, o grupo de arte-cultura Trupe apresentou esquetes teatrais, além de muita música. A coordenação ficou por conta do professor Reginaldo Gomes e a psicóloga Josy Cavalcante. O servidor Valter Leal recitou cordel e no final do encontro tiveram brincadeiras e entrega de brindes.

Noite Solene – No dia 12, ocorreu a grande comemoração solene, na quadra poliesportiva. A mesa de honra foi presidida pela Reitora do IFPE, Anália Keila. Também compuseram a mesa: o Diretor Geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano; a Diretora de Ensino, Kalina Cúrie; o Diretor Regional do Senai Pernambuco, Sérgio Gaudêncio Portela; o Diretor do Campus Paulista, George Gaudêncio; a estudante e presidente do Diretório Central Estudantil, Marcela Lima, além de João Claudio, representante da prefeitura de Pesqueira.

O Culto Ecumênico foi celebrado pelo padre Marconi Barbosa, o pastor Ricardo Alves e o espírita Aécio Miranda que inclusive é servidor do IFPE.

Os ex-diretores e atual diretor da instituição foram homenageados com o recebimento de placa comemorativa alusiva aos 25 anos em forma de agradecimento pelas contribuições relevantes ao longo desse período. Foram homenageados: João Bosco Leitão de Melo (1994-1996); Sandra de Almeida Maciel Tabosa (1997-2002); José Dijair Antonino de Souza (2003-2007); Erivan Rodrigues da Silva (2007-2001); Mário Antonio Monteiro (2011-2015); Valdemir Mariano (2016 – atual).

A Reitora Anália Keyla homenageou os servidores aposentados entregando placa comemorativa para: Ademário de Oliveira Pereira, Enilson Flávio Bezerra dos Santos, Maria do Socorro Maciel Oliveira, Maria Raquel da Silva e Raimunda Gomes Bezerra. Anália também fez homenagem póstuma a professora Maria do Rosário Sá Barreto, entregando placa aos seus familiares. Esse tributo representou todos aqueles que não se encontram no plano físico, porém, contribuíram fortemente no desenvolvimento do IFPE.

O atual Diretor do Campus, Valdemir Mariano, também foi homenageado por sua filha Lívia e sua esposa Cynara Mariano. Durante a entrega da placa comemorativa, o cerimonial descreveu um pouco da trajetória de Mariano à frente da direção geral. “O professor Valdemir Mariano assumiu a Direção Geral do Campus em maio de 2016, trazendo com ele a experiência exitosa da gestão da direção de ensino do Campus que durou de 2011 a 2016. Como gestor, adotou uma postura inovadora e democrática, baseada no diálogo, no respeito e no cuidado com as pessoas, tratando com muito zelo e dedicação. Ele defende a educação pública, laica, gratuita e de qualidade, buscando exercitar a fraternidade, a igualdade e o diálogo nas relações interpessoais. Adota princípios de vida como: a visão integral do ser humano, diálogo para a paz, educação inclusiva, diversidade e o bem coletivo. Em sua gestão, o ensino superior teve uma importante evolução com o início das atividades do curso de bacharelado em engenharia elétrica e com maestria e carisma conseguiu a aprovação de uma grande obra para o campus: a construção do bloco de enfermagem.”, destacava o texto.

 

Um dos momentos mais belos foi a entrada de servidores, estudantes e familiares segurando uma letra do alfabeto, formando a frase: “SOMOS FAMÍLIA IFPE CAMPUS PESQUEIRA”, além da apresentação da Trupe Cultural com a apresentação “IFPE Campus Pesqueira, 25 anos transformando vidas”.

Ao final da solenidade, teve o corte simbólico do bolo.

Família IFPE - Confira o texto lido no momento em que os servidores adentraram a quadra poliesportiva, segurando uma letra do alfabeto, formando a frase: “SOMOS FAMÍLIA IFPE CAMPUS PESQUEIRA”.

“Esta festa tem como tema ‘Família IFPE Campus Pesqueira, 25 anos Transformando Vidas’. A escolha se justifica, porque podemos definir família como sendo o lugar onde se celebra e se constrói a vida. Vida que se converte em doação, luta, fraternidade, acolhida, perdão e reconciliação.

Família também é um espaço de alegrias e tristezas, de tensões e atenções, de limites e liberdades, de dignidade e respeito às diferenças, de gostos e desgostos, de justiça e responsabilidade, de respeito e carinho, de formação e transformação.

Ao longo de 25 anos, o IFPE Campus Pesqueira tornou-se uma grande família, porque está numa permanente construção, sempre se reinventando, para nunca deixar de ser um agente de humanização e desenvolvimento de todos os membros. Um propulsor de um futuro melhor e de elevação do ser social e de peça fundamental na construção de registros e histórias de pessoas que descobrindo-se, descobrem-se ao outro e, assim, vão construindo histórias de conquistas, sucessos e vitórias. Como das pessoas que veremos agora, que tiveram suas vidas transformadas por esta casa de educação. Suas histórias se misturam com as do Campus Pesqueira:

1.    Pessoas como Arianne, estudante do curso de licenciatura em física; esposa de Valdson, estudante do curso de licenciatura em matemática e mãe de Vinícius que concluiu o curso de eletrotécnica integrado e atualmente cursa o segundo período de licenciatura em física.

2.    Pessoas como a família “Leal Guimarães”, que tem este Campus como referência de vida. Valter é servidor administrativo deste Campus desde 2009, vindo do IF Petrolina Campus Rural, pai de Júlia, estudante do 8º período de edificações integrado e de Vivian, que não pode estar presente, mas que concluiu aqui o curso de edificações integrado e hoje faz faculdade de nutrição. E esposo de Nuxa, que considera este Campus como extensão de sua casa, estando presente em diversas atividades. Família que tem também Wagner, irmão de Valter, servidor administrativo desde 1994, pai de Diego, estudante do 2º período de edificações e de Wagner Filho, que concluiu o curso de edificações e hoje cursa a faculdade de direito em Caruaru. E são ainda tios de Ana Clara, que concluiu o curso de eletrotécnica integral.

3.    Pessoas como Márcia Alves Vasco, servidora desta casa desde 1994. Em 2007, iniciou o curso de gestão pública em instituições de ensino profissionalizante e tecnológico. Seu irmão Celso Alves Vasco, concluiu o curso técnico em eletrotécnica subsequente em 2006, atuando na área por um longo período. Seu esposo Djalma Torres Paiva, também concluiu o curso técnico em eletrotécnica subsequente em 2006, atuando na área até hoje. Seu filho Denis Vinícius Vasco Paiva, também ingressou no curso técnico integrado em eletrotécnica em 2016, cursando atualmente o 5º período. E ainda sua irmã Mônica Lucia Alves Vasco, cursou o ensino médio em 1998, o curso técnico em turismo em 2001, o curso técnico em eletrotécnica em 2003 e tornou-se servidora do IFPE Campus Garanhuns em 2011, onde permanece atuando.

4.    Pessoas como seu Samuel, nosso jovem de 71 anos de idade, estudante do curso de bacharelado em engenharia elétrica, como seu neto Gustavo, estudante do curso de eletrotécnica, e como seu genro Henrique, egresso da turma de eletrotécnica do 1º semestre de 1994 e servidor público desde 2009 deste Campus. Três gerações que se cruzam todos os dias nos corredores deste Campus.

5.    Pessoas como Anicélia, servidora desde 2004, trabalhou por três anos na UFPE, retornando a este Campus em 2011. É mãe de Maiane, que cursou médio em 2004, quando ainda era CEFET, e de Mariana, que concluiu o curso de eletrotécnica em 2016 e hoje cursa bacharelado em enfermagem. E sobrinha de Tarciza, servidora desta casa desde 2006.

6.   Pessoas como seu Adilson, funcionário terceirizado há 7 anos, concluiu o curso técnico em eletrotécnica em 2016, seu filho, Anderson, é estudante do curso técnico em eletrotécnica, e aqui conheceu sua namorada Sabryna, que faz o mesmo curso. Seu Adilson é responsável pela iluminação do nosso Campus.

7.    Pessoas como Adriana, servidora desde 1996. Foi aluna do curso de turismo e sua filha Lís Helena, a quem vimos crescer. Visitante assídua deste Campus e participante ativa de todos os eventos. Seu irmão Aécio também é nosso servidor. Seu irmão Tarciso e seus sobrinhos Paulo e Bia também estudam aqui.

8.    Pessoas como a servidora Lucide Marinho, que entrou em exercício no Campus em 1993, como datilógrafa. Mãe de Larissa Marinho, que concluiu o curso técnico integrado em edificações em 2015 e ingressou no curso de psicologia da UFPB em 2017, desligando-se no 1º semestre de 2018 para ingresso no curso de medicina da UFPE. E mãe também de Marinho, concluinte do curso técnico integrado em eletroeletrônica em 2009 e hoje formada em pedagogia pela UFPE.

9.   Pessoas como Evandro, servidor desde 1993, e aqui fez também sua formação acadêmica em licenciatura em física e especialização em gestão pública. Seu filho Gabriel Áquila que iniciou o curso de licenciatura em física, não se identificou e hoje é estudante do curso de bacharelado em enfermagem.

10.  Pessoas como Anderson e Virlane, protagonistas de uma história de amor no Bloco B. Ele, pesqueirense egresso dos cursos técnicos em eletroeletrônica, concluído em 2010, e licenciatura em matemática, concluído em 2016. Servidor deste Campus desde 2014 até setembro deste ano. Atualmente, é servidor da UFPE, mas já pretende retornar para o Campus Pesqueira. Virlane é paraibana e chegou em Pesqueira em 2014 para assumir seu cargo como servidora deste Campus. Trabalhando no mesmo Bloco, eles se tornaram amigos e o que era uma amizade, logo transformou-se em uma história de amor. Em março de 2015, começaram a namorar, em abril de 2016 noivaram e em setembro de 2017 casaram-se. E assim, graças ao IFPE Campus Pesqueira, estão construindo uma família e que venham os filhos e filhas.

11.   Pessoas como a professora Ana Carla que concluiu aqui o ensino médio em 2003. No então CEFET. Retornou como professora substituta em 2012, tornando-se professora efetiva em 2014. Casada há sete anos com o professor Valdeilson, egresso do curso de auxiliar de enfermagem, concluído em 1999. Atualmente, professor substituto desta casa. Seu filho Artur, com 3 anos, veio coroar esta união.

12.  Pessoas como Nathale Lins que estudou aqui o ensino médio de 2003 a 2005, voltando em 2011, como servidora técnica administrativa. Já é formada em economia pela UFPE. Sua irmã Nathyanne, seu esposo Wanderson e seu cunhado Wendel, também estudaram aqui.

A história de vida destas pessoas aqui presentes nos mostra como o IFPE Campus Pesqueira está presente em suas vidas, transformando-as através da educação. Que este Campus continue sendo uma instituição de respeito e de referência pela qualidade de ensino que oferta, para que outras pessoas possam afirmar com o peito cheio de orgulho e gratidão: “Somos Família IFPE Campus Pesqueira!”.

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados