Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

A Lista

A Lista
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

A Lista. Você tem amigos de verdade?

A Lista

      Você tem a lista dos seus grandes amigos?

      “Na foto passada ou no espelho de agora? Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora...”
      Quantos você conseguiu entender?

      Os questionamentos de Oswaldo Montenegro, na canção “A Lista”, são banhos de água fria na intolerância, no descrédito, no julgar sem conhecer. Na injustiça que se faz só no “olhar e condenar pela cara”.

      Indo contra a todos esses prejulgamentos e preconceitos, um grupo de amigos (amigos de verdade) ex-professores do Colégio Santa Dorotéia resolveu criar, em 2017, uma espécie de confraria chamada “A Lista”. Tudo começou após uma conversa entre Macirajara Freitas e o professore Irineu Menezes.

      Estavam imbuídos das melhores lembranças e pela nostalgia de rever antigos colegas de trabalho e tiveram a sacada de organizar esse reencontro mensal, numa contínua celebração da amizade.

      “Nós nos encontramos mensalmente para comemorar a vida! Não falamos de assuntos pedagógicos e afins, apenas das nossas vivências no trabalho e fora dele, da alegria em estarmos juntos”, salienta Andréa Galvão, uma das integrantes.

      A primeira reunião foi na residência de Evandro Barbosa Cavalcante e Zélia Costa. Ao todo são 17. Confabulam suas histórias do dia a dia em clima de festa. Regado ao som de belas canções, os amigos se deliciam no prazer de estarem juntos, degustando o sabor da verdadeira amizade criada a partir da “mística” de que “o tempo não os separa”.

      Boas conversas, sorrisos largos, sinceros e abertos são o prato principal. Claro, foram inspirados pela canção do grande poeta da MPB Oswaldo Montenegro e a música “A Lista” tornou-se o hino dessa turma.

      Versar ideias e memórias de forma prazerosa é o que faz desses amigos transbordarem alegria ao partilharem suas lembranças, lutas e vitórias alcançadas em suas trajetórias vivenciadas no CSD.

      Os ex-professores Zélia Costa, Macirajara Freitas, Evandro Barbosa Cavalcanti, Necy Miranda, Galba Macêdo, Francisca Lima, Chico Oliveira, Fernando Chacon, Airton Assis, Cristina Farias, Lúcia Menezes e Irineu Menezes, Fernanda Laguzza, Lilian Freitas, Zuleide Siqueira, Elizabete Mendes e Andréia Galvão, são “corações que sentem”.

      Sentem a boa amizade, sustentada pelo modo de interagir entre si. Nada mais suave e verdadeiro, depois da dureza da rotina diária, achar espaço para construir laços de aconchego no colega de trabalho, perpassado à vida.

      Regressar aos bons sentimentos de amizade fidedigna, criados nos corredores e salas do CSD, é um subterfúgio para relaxar e tornar a vida mais amena. A amizade leal é para aqueles que sentem o “verdadeiro amigo” como sendo um alento para aliviar as tensões do dia a dia. Nada mais vantajoso!

      Independentemente de títulos, medalhas ou honrarias (muitas vezes exigidas pela sociedade), A Lista decidiu fazer pós-graduação em amizade sincera. São Mestres da satisfação do outro e Doutores em refluir histórias, no deleite da alegria e no prazer do reencontro.

      Afinal, Quantos amigos você conseguiu preservar?

A Lista

A Lista

 

TEXTO: Ana Paula Lima / Flávio J Jardim

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados