Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Airton Monteiro deixa a Secretaria de Finanças de Pesqueira.

Airton Monteiro deixa a Secretaria de Finanças de Pesqueira.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Com espírito de dever cumprido, secretário Airton Monteiro deixa cargo por motivos pessoais

       Devido a uma decisão pessoal e por motivos particulares, com a anuência da família, o secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Pesqueira, Airton Monteiro, decidiu deixar o comando da pasta.

       À frente das Finanças municipais desde o início do mandato da prefeita Maria José (janeiro de 2017), Airton afirmou que se sente orgulhoso pelos trabalhos realizados junto à secretaria e que o sentimento é de “dever cumprido”.

       Há mais de quinze dias, à imprensa, explicou que sua saída já estava sendo discutida com a prefeita há alguns meses, mas que poderia ficar até o final do ano. Porém, por motivos de saúde, a data para deixar o cargo acabou sendo antecipada. Ele deixa o cargo hoje (31 de julho).

       Professor renomado, técnico experiente do Governo do Estado, Airton ressaltou ainda que pretende agora se concentrar em sua vida pessoal, focar no trabalho onde é efetivo e cuidar da saúde. “Foi uma decisão tomada em conjunto com minha família, que pediu para eu cuidar mais da saúde. Maria (a prefeita) sempre foi uma grande amiga e desde quando surgiu a vontade dela de ser candidata a prefeita, ajudei no que estava ao alcance. Mas, agora, preciso cuidar da saúde”, revelou.

       Antes de deixar a pasta, Airton ressaltou que o grande desafio durante sua gestão foi equilibrar as contas, pagar os débitos e colocar os pagamentos dos servidores em dia. Tudo isso ele conseguiu. Tanto é que os servidores recebem até o último dia útil de cada mês, religiosamente, e houve a antecipação de 50% do 13º salário.

Além disso, Airton lutou para mudar a forma de gerir para obter resultados diferentes e satisfatórios. “A gente se propôs a fazer, inovar e fazer também mais do mesmo, o que não foi muito simples. E eu estou muito tranquilo porque é uma meta da prefeita e por isso, eu saindo, ela continua”.

       Ele citou também o enfrentamento das quedas vertiginosas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o achatamento e até o bloqueio dos repasses de recursos federais, prejudicados pela inclusão de Pesqueira no CAUC.

Aliás, Airton foi à Brasília e conseguiu retirar Pesqueira dessa lista negra do Governo Federal. Tanto é que, em encontros na capital federal, fez reivindicações, junto com a prefeita, aos ministérios para a vinda de projetos estruturadores para Pesqueira.

       A Maria Fumaça entre Pesqueira e Mimoso, o Marco Zero de Pesqueira (Poço do Pesqueiro) e a grande avenida que ligaria a cidade de uma ponta à outra, foram projetos apresentados por Airton.

Sempre entusiasta da administração pública, implantou em Pesqueira um curso superior de Gestão Pública em parceria com a Fafire, prefeitura e o Colégio Santa Dorotéia. Servidores municipais efetivos e comissionados já estudam no curso de pós graduação.

Sempre brigou por uma administração séria e com eficiência. Xerife dos cofres públicos, também teve divergências com pessoas que não aceitaram esse novo tempo da administração focada na Responsabilidade Fiscal.

 “Mantive minha conduta e tudo era em consonância com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado”, destaca ele, lembrando que Pesqueira foi a primeira cidade do interior a fazer uma capacitação de secretários municipais junto com técnicos do TCE e da Sesplan. “Acredito que a gestão continuará na mesma linha”, deseja.

       Como titular de Finanças, ele operacionalizou, ao lado da prefeita, um cronograma de obras a ser efetivado mensalmente. Devido à crise instalada no país, o programa foi postergado, mas a prefeita pretende retomar.

       Nos últimos anos, pode-se dizer que não se teve tanto cuidado com o erário quanto Airton destinou. Um homem de temperamento forte, mas com a doçura de um empreendedor nato e de um mestre que ensina a seus alunos. Direto, claro e objetivo, nunca teve meias palavras e comandou a secretaria de Finanças com pulso firme.

       Airton vai cuidar da saúde e Pesqueira perde (quem dera que fosse momentaneamente) o maior de seus técnicos. Ao anunciar sua saída, Airton Monteiro recebeu hoje (31) centenas de mensagens parabenizando o excelente trabalho realizado à frente da Secretaria de Finanças de Pesqueira. 

       Em entrevista à imprensa, a prefeita Maria José se disse surpresa com a notícia, mas “respeita a decisão de Airton, em consonância com a família”. A prefeita Maria José disse que, além de um grande amigo, Airton sempre foi um braço direito, pronto a ajudar em todas as horas e exerceu o cargo com zelo, retidão e respeito às finanças municipais e aos cidadãos de Pesqueira. A prefeita ainda não anunciou o novo titular da pasta. Interinamente, ela mesma vai assinar pela secretaria.

 

Texto: Flávio J Jardim  

 

Airton Monteiro deixa a Secretaria de Finanças de Pesqueira.

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados