Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Campanha da Fraternidade 2019 prega “ações de Estado, não de Governos”

Campanha da Fraternidade 2019 prega “ações de Estado, não de Governos”
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Campanha da Fraternidade 2019 prega “ações de Estado, não de Governos”. Em encontro, Padre Marconni Barbosa, Padre Fábio de Lima e Neilda Pereira explicam tema da Campanha da Fraternidade 2019.

Campanha da Fraternidade 2019 prega “ações de Estado, não de Governos”

      “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de Fraternidade”.

      Esse foi o principal objetivo de um encontro, hoje (19 de março) pela manhã, no Centro São João Paulo II, em Pesqueira, quando o Coordenador Diocesano da Pastoral, Padre Marconni Barbosa, o Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Padre Fábio de Lima e a Secretária Executiva da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, explicaram o tema da Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

      O Bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, já tinha feito o lançamento oficial da Campanha 2019, que tem o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça (Is 1,27)”.  

      A CNBB escolheu o tema para estimular a participação popular na formulação de Políticas Públicas. A Campanha da Fraternidade 2019 teve início em todo o país no dia 6 de março.

      Em Pesqueira, Padre Marconni, Padre Fábio e Neilda disseram hoje que “a Campanha da Fraternidade pretende tornar mais conhecido como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro”.

      Por várias vezes lembraram que políticas públicas são de “Estado”, não de “Governos”.  Eles frisaram ainda que a Campanha da Fraternidade é o ano todo, não apenas na Quaresma, um período de penitência e reflexão, vivenciado ao longo de quarenta dias que antecedem a Páscoa do Senhor.

      Foi por isso que no encontro, Itamar de Carvalho, coordenador técnico da Cáritas, anunciou que outros momentos de debates serão realizados: Formação para leigos sobre a CF 2019 em Pesqueira, dia 30 deste mês; Roda de Conversa sobre Políticas Públicas em Arcoverde e Pesqueira, dia 1o de agosto; e Roda de Conversa sobre a CF no dia 24 de agosto, em Belo Jardim e Jataúba.

      Tais encontros têm o objetivo de despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas.

      O texto-base da CF 2019, além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas. “Política Pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos segmentos envolvidos na solução de problemas”, afirma o Padre Marconni.

Campanha da Fraternidade 2019 prega “ações de Estado, não de Governos”

      “Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e executadas para que todos os cidadãos possam ter uma vida digna. Não é ação de uma gestão, mas de Estado”, destacou Padre Fábio de Lima.

      Quando questionados sobre programas assistencialistas implantados por alguns governantes no período de seca, tanto o Padre Marconni, quanto o Padre Fábio, além de Neilda afirmaram que “o Nordestino se adapta a conviver com clima e precisa apenas de mais políticas públicas que tragam benefícios reais para a comunidade”.

      Neilda Pereira, da Cáritas, citou vários programas e projetos executados com o Fundo Diocesano de Solidariedade para exemplificar a afirmação acima. Lembrou também que a região que engloba toda a Diocese de Pesqueira (13 cidades) envolve mais de 500 mil habitantes e tem força para cobrar dos governantes. “Reivindicar ações de Estado, não de Governos”, finalizou.    

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados