Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira. Programação eclética conta com lançamento de Livro e celebra o centenário do CSD.

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia

Aqui vai um conto. Conto que não é:

      º  conto da carochinha;

      º  o conto do vigário;

      º  eu conto, tu contas, ele conta. Não é?

 

      É um conto que está registrado no coração partilhado de ternuras. Expressar-se para as turmas finalistas de 2019, ano da Graça do Centenário, traz a doce e harmoniosa alegria de nossa convivência, embalada pelo encanto da história e missão desse jubileu, porém impulsionado ao grandioso desafio do nosso século. A esperança permeia nossa trajetória e a confiança em Jesus Mestre nos conduz.

      Nesse registro queremos agradecer veementemente a vocês, caríssimos estudantes, as suas famílias pela dedicação. No recorte especial deste indelével momento, registramos nosso reconhecimento e gratidão ao grande sacerdote, Pe. Expedito Nascimento que nos ajudou a rezar a oração do Centenário; aos amigos João Ramalho e Margarida Maciel que entre letras e notas musicais compuseram o vibrante Hino do Centenário, imbuídos de emoção e puro amor e, ao jornalista Flávio J Jardim que nos presenteou com o selo do Centenário. Três valores que marcam. Três atitudes que inspiram à vivência do nosso cotidiano, o passado de glória, eis o nosso conto! E o futuro promissor, educando pela via do coração e do amor, eis o nosso canto!

Afetuoso abraço,

Macirajara de Freitas Ramos

                          (Gestora)

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia

      O Colégio Santa Dorotéia convida a todos para a VIII Mostra Cultural, que acontecerá neste dia 14 de novembro, das 19h às 22h, nas dependências do CSD, na Quadra Poliesportiva. A abertura da Mostra Cultural vem como tema Por um dia cheio de paz!!!, apresentado pelos alunos dos 6º anos A e B, sob orientação das professoras Jailma Karla e Mariza Batinga.

      Os 7º anos A e B relembram Legião Urbana e Renato Russo, com o tema “É preciso amar como se não houvesse o amanhã”, sob orientação das professoras Cristiane Duarte e Jailma Karla.

      Os 9º anos A e B e a 3ª Série do Ensino Médio têm uma tema especial que dá nome à mostra: “Contos, Ensaios e Memórias”, com o lançamento e noite de autógrafos do Livro das Turmas 9º anos e 3º Ensino Médio, sob orientação do professor Karl Mirko.

      Os 8º anos A e B têm o tema Tolerância, tão cara, tão, tão rara... As professoras Andréa Galvão e Adriana Galvão são as orientadoras.

      O Núcleo de Espanhol apresenta o tema Êxodo Venezuelano, tão atual e sob a orientação da professora Andréa Galvão.

      O Núcleo de Inglês nos traz o tema Firework, sob orientação da professora Ruthy Freitas.

      A 1ª Série do Ensino Médio mergulhou na inclusão social e traz o tema Cegueira Social: quando o amor vence a hipocrisia. O ensaio é orientado pelas professoras Sheila Mayara e Emiliane, além do professor Dyego Garcia.

      A 2ª Série do Ensino Médio fecha a programação com o tema Viva a vida! A busca pela valorização do nosso bem mais precioso.

      A VIII Mostra Cultural do CSD revela os trabalhos confeccionados pelos nossos alunos, um momento onde compartilhamos com toda a comunidade escolar cada pedacinho de artista que existe em cada estudante. Oportuniza que os alunos expressem para todos o quanto as histórias e os contos nos levam para lugares longínquos e imaginários e, ao mesmo tempo, transmitem ensinamentos para a vida de cada um.

VIII Mostra Cultural - Gestão: Macirajara de Freitas Ramos. Coordenação Geral: Professora Estela Cavalcanti Almeida. Equipe de Apoio: Professor Roberto, Professora Eliete Monteiro, Professora Luciana Calado, Professora Kessia Ferreira e Professora Claudia Raissa. 

 

VALORES QUE MARCAM, ATITUDES QUE INSPIRAM.

 

      Todo ser humano é resultado do ambiente em que vive, da convivência com seus pares, da presença ou ausência de transmissão de valores morais.

      Em linhas gerais, isso quer dizer que o homem é adaptável ao conjunto de situações em que está inserido. No século XVII, o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau afirmou categoricamente que “O homem é produto do meio”. De lá para cá, estudos e investigações se sucederam e todos os resultados serviram para corroborar com essa máxima.

      Desde a mais tenra infância, captamos experiências boas e ruins no núcleo familiar e na escola, para que possamos construir uma personalidade pautada na ética, na tolerância, no respeito, ou simplesmente, para negar tudo isso. Saber lidar com o que observamos é desafiador, em se tratando do aluno do Colégio Santa Dorotéia os valores religiosos e morais permeiam toda a aprendizagem a partir dos anos iniciais.

      Compreendendo a importância disto, é que tanto a Comunidade Educativa quanto a Religiosa, buscam demonstrar atitudes voltadas para o bem comum, elas paulatinamente tendem a inspirar nossas crianças e jovens para serem, cada vez mais, melhores em tudo que empreenderem.

      Professora Andréa Galvão.

Contos, Ensaios e Memórias na VIII Mostra Cultural do Colégio Santa Dorotéia

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados