Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Felipe Genú: Professor pesqueirense lança livro no Recife

Felipe Genú: Professor pesqueirense lança livro no Recife
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Felipe Genú: Professor pesqueirense lança livro no Recife. O evento ocorrerá no auditório do Programa de Pós Graduação em História da UFPE, às 18h, no dia 09 de dezembro.

      O professor pesqueirense Felipe Genú, mestre e doutorando em história pela UFPE, lança o livro “Atos Cênicos, atos revolucionários: O teatro de cultura popular do Recife (1960 – 1964)”. O evento ocorrerá no auditório do PPGH – UFPE, às 18h, no dia 09 de dezembro, no Recife.

      É sempre um orgulho para a cidade quando o trabalho e o esforço de um de seus filhos é reconhecido e aclamado pela crítica especializada. O presente caso demonstra que temos profissionais gabaritados na mais diversas áreas, em especial na Educação, que é campo chave para o desenvolvimento e afirmação de uma sociedade.

      “O livro Atos cênicos, atos revolucionários: o Teatro de Cultura Popular do Recife (1960-1964) analisa a relação entre o teatro e a política em Pernambuco no início da década de 1960”, destaca o autor Felipe Genú.

      Segundo ele, o referencial para essa discussão é a trajetória do Teatro de Cultura Popular (TCP), grupo teatral pertencente ao Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP). O TCP estava ligado às forças progressistas e de esquerda que apoiaram as gestões de Miguel Arraes como prefeito do Recife (1960-1962) e, em seguida, como governador de Pernambuco (1963-1964).

      “Na medida em que o projeto teatral do TCP toma forma acompanhamos também as articulações – artísticas e políticas – ao seu redor”, explica Genú.

      O livro resultou de quatro anos de pesquisa do autor sobre uma documentação variada que inclui periódicos da época, entrevistas e relatórios feitos por órgãos de vigilância nacionais – a Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS-PE) – e internacionais – Departamento de Estado dos Estados Unidos.

      Atos cênicos, atos revolucionários é publicado pela Editora Universitária da UFPE, com incentivo do Governo de Pernambuco via edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA).

      O prefácio é assinado por Antônio Torres Montenegro, professor titular do departamento de História da UFPE.

Felipe Genú: Professor pesqueirense lança livro no Recife

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados