Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra. A menina deficiente visual que rompeu barreiras, venceu nas pistas de atletismo e agora, aos 17 anos, chega ao ‘pódio’ do IFPE.

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra

       A estudante Joyce Wilca Neves é uma pesqueirense de fibra que não desiste nunca. Quando muitos pensavam que a deficiência visual seria uma barreira, ela encontrou formas de superá-la.

       Hoje, coleciona medalhas no atletismo, está prestes a casar e acaba de ser aprovada no IFPE de Afogados da Ingazeira, onde vai fazer o curso Técnico em Informática.

       A história da aluna Joyce Wilca Neves da Silva, hoje com 17 anos, é inspiradora. Ela foi a primeira aluna com deficiência visual a ser inclusa no ensino regular da Rede Municipal. Desde que começou a estudar os primeiros anos no CAIC, sempre precisou de uma professora brailista para acompanhar o aprendizado.

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra

 

       Aluna aplicada, Joyce nunca foi reprovada. Com uma determinação incrível, se dedicou aos esportes e ganhou medalhas em várias modalidades nas paralimpíadas regional, estadual e nacional. Ela queria mais. Buscava um ensino técnico para prosseguir na sua trajetória de conquistas.

       Nos últimos dias, os educadores estavam ansiosos, torcendo por Joyce. Não em uma pista de atletismo, mas no vestibular do IFPE. Joyce foi lá e mostrou que é pesqueirense. Conseguiu um feito inédito para a cidade: é a primeira aluna com deficiência visual de Pesqueira a ser aprovada no curso Técnico de Informática do IFPE de Afogados da Ingazeira.

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra

 

       A nossa vencedora, ao finalizar o 9º ano, teve que se mudar da Central, o bairro onde sempre morou para casar - isso mesmo, casar - com um rapaz que também é deficiente visual. Eles foram morar em Afogados da Ingazeira para ficar mais perto do campus.

       Todos que conhecem a luta da garota para romper barreiras, estão vibrando com o feito inédito. Ela foi lá, não desistiu, e chega com louvor ao Ensino Federal. Ela começa, nos próximos dias, o curso Técnico de Informática.  

       A estudante diz que “fez muitos amigos e teve apoio para estudar durante todo o tempo”, comenta. Joyce contou com o trabalho desenvolvido por professores dedicados, que acreditaram no seu potencial. Eles também nunca desistiram e sempre disponibilizaram tempo, material didático e pessoal de apoio a estudante.

       A trajetória de sucesso de Joyce está apenas começando. Ela pretende estudar ainda mais, espera ser contratada por uma empresa multinacional ou passar em um concurso público. No CAIC, os funcionários, a diretora, toda equipe de professores e coordenadores estão orgulhosos da menina deficiente visual que nunca foi reprovada, venceu nas pistas de atletismo e agora, supera uma das etapas mais difíceis para os jovens: a aprovação no IFPE.

 

MENINA DE OURO

 

       Joyce é uma menina doce que sempre estudou na rede municipal de Pesqueira, no Espaço Educacional Dr. Carlito Didier Pitta, CAIC. Sua primeira professora foi Izabel de Araújo. No ensino fundamental II (inclusa na sala regular), teve como profissional de apoio (sistema Braille), Marta Leal, Jefferson William e Alessandra Ferreira. Nunca reprovada. Morava na Central até 2018. Hoje mora em Afogados da Ingazeira.

       Até 2018, trouxe várias medalhas e troféus para Pesqueira, participando dos jogos paralímpicos em nível regional, estadual e nacional, na modalidade atletismo.

       “Me senti muito feliz ao ver meu nome na lista de aprovados. Foi uma surpresa por que me inscrevi de última hora e achava que não teria tempo para estudar. Meu namorado e meu irmão me estimularam e decidi fazer a prova. Graças a Deus passei e estou muito agradecida a todos”, finaliza a estudante, que já é uma espécie de celebridade em Pesqueira.

       Ela agradece ainda o apoio de Ariane Farah, Paulinho Melo, Cláudio e todos que a apoiaram.

Joyce Wilca Neves, uma pesqueirense de fibra

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados