Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Lista de melhores e piores prefeitos, realizado por ONG, gera polêmica em Pernambuco

Lista de melhores e piores prefeitos, realizado por ONG, gera polêmica em Pernambuco
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Lista de melhores e piores prefeitos, realizado por ONG, gera polêmica em Pernambuco. Entidade emite Nota...

      Uma lista de “melhores e piores” prefeitos em Pernambuco vem rendendo comentários ácidos e gerando controvérsias nas redes sociais. É o ranking dos melhores prefeitos do Estado, realizado pela “ONG Liberdade”.

      “Toda e qualquer pesquisa é sempre válida. No entanto, precisa levar em consideração um detalhe: critérios”, escreveu Carlos Britto, um dos mais conceituados colunistas do Estado.

      Segundo ele, a ONG afirmou que os itens analisados na pesquisa foram finanças, transparência, empregos, saúde, educação e segurança. O colunista diz que “destes, a gestão de Miguel Coelho (Petrolina) deu respostas positivas em quase todos. Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado Pernambuco (TCE-PE) aprovou as contas do exercício de 2017, primeiro ano de mandato do prefeito. Os números também são satisfatórios em relação a empregos, já que a cidade é campeã em geração de postos de trabalho no Estado, bem como tem números destacados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e todos os detalhes da administração podem ser acessados no Portal da Transparência”, destaca, mas o prefeito aparece em 90º lugar no “ranking”.

      O colunista diz ainda que em contrapartida, prefeitos que não conseguem nem pagar os salários dos servidores, a exemplo de Evandro Valadares (São José do Egito) e Sebastião Dias (Tabira) aparecem entre os primeiros. “Diante desses detalhes, fica difícil compreender como o ranking da ONG foi feito”, diz Carlos Britto.

Lista de melhores e piores prefeitos, realizado por ONG, gera polêmica em Pernambuco

 

NOTA DA ONG LIBERDADE

 

      No site da ONG Liberdade consta uma Nota, onde a entidade diz que “Em resposta ao correto apontamento sobre a disponibilidade de dados mais recentes, informamos que nossos indicadores já foram atualizados, e os prefeitos devidamente reposicionados. Agradecemos os contatos e aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a verdade e a imparcialidade”.

      A ONG diz ainda que “A ONG Liberdade.PE é uma instituição suprapartidária, sem fins lucrativos e que não recebe recursos públicos. Trabalhamos a favor da liberdade econômica, contra a corrupção e os privilégios. Com base em dados abertos, fornecidos por órgãos de fiscalização do Estado, desenvolvemos o Ranking dos Prefeitos. Uma ferramenta simples para ajudar o cidadão na avaliação da gestão municipal”, diz a ONG.

 

MICRORREGIÃO

 

      Em Pesqueira, Alagoinha, Poção e Sanharó, além de Lajedo, a “lista dos melhores e piores prefeitos” divulgada pela ONG Liberdade, também trouxe críticas e elogios. Muitos internautas postaram em grupos de WhatsApp questionado as colocações veiculadas. Não criticaram a metodologia, mas a colocação dos gestores. “Um dia tá numa colocação, outro dia tá em outra”, criticou uma integrante do Grupo Lajedo On Line.

      Em Pesqueira, o leitor Ivo José escreveu no Facebook que “Esta pesquisa não leva em conta a população”. Também numa Fanpage, outro internauta disse que “os números estariam diferentes da realidade”.

RESPOSTA DA ONG

 

      O Blog de Jamildo, especializado em política e economia, publicou extensa reportagem sobre o ranking. Segundo o blog, a ONG Liberdade disse que “a importância do ranking é trazer esses tema para a discussão pública. Nosso objetivo é ter isenção. O importante é trazer o debate”, disse o representante da ONG Liberdade, Augusto Jatobá.

      O empresário disse ainda que “os números são colhidos de banco de dados públicos: Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal, SUS e Ministério da Educação”.

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados