Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Pesqueira começa a receber água do São Francisco nesta sexta-feira (21)

Pesqueira começa a receber água do São Francisco nesta sexta-feira (21)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Segundo a Compesa, fase de testes em Pesqueira começou hoje e os moradores devem receber a água da Adutora do Moxotó nesta sexta-feira

 

      A Compesa anunciou hoje (segunda-feira, 17) que as águas da Transposição do Rio São Francisco já começaram a chegar no município de Arcoverde e até o fim de semana chega às torneiras dos moradores de Pesqueira. Ao todo, dez cidades serão beneficiadas pela obra da Adutora do Moxotó.

      A água já está chegando em regime de pré-operação e, em breve, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa anunciará as melhorias significativas no abastecimento de água em toda a região, que sofre com a escassez de chuvas.

      Em entrevista a Nildo Lucena, da Rádio Jornal de Pesqueira, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, afirmou nesta segunda-feira que a Estação de Tratamento de Água de Arcoverde já está recebendo 140 litros de água por segundo e que a Estação Elevatória de Pesqueira começará a captar água. De lá, da ETA, a água será levada às residências de Pesqueira.

      “Essa fase de testes prosseguirá nos próximos 30 dias, até a regularização operacional do novo sistema”, explicou. Roberto Tavares disse ainda que as águas da transposição começam a passar a partir de hoje (17) pela Adutora do Agreste, na junção das duas adutoras, na cidade de Arcoverde, em direção a Pesqueira, para o início dos testes desse trecho que beneficiará o município.

 

LUTA HISTÓRICA

 

      A Adutora do Moxotó foi interligada à Adutora do Agreste, para dar funcionalidade ao empreendimento mesmo sem a construção do Ramal do Agreste, pelo governo federal, para beneficiar 400 mil pernambucanos.

      Já o Deputado Estadual João Eudes, que sempre acompanhou de perto às obras, disse nesta tarde, em entrevista, que “foi um dos primeiros entusiastas e idealizadores da opção da se unir as adutoras para que a água chegasse com mais rapidez aos municípios da região”.

      João Eudes, no entanto, lembrou que “A Adutora do Moxotó representa a capacidade que o Governo teve de interligar sistemas e colocar para funcionar, mas que o Estado precisa do aporte de recursos para continuar o trabalho de interligação de sistemas através da Adutora do Agreste”.

      A captação da água da Transposição do Rio São Francisco ocorre na Barragem do Moxotó, localizada no distrito de Rio da Barra, em Sertânia. O ponto de encontro das duas adutoras (Moxotó e Agreste) ocorre na Estação de Tratamento de Água de Arcoverde.

      Desse ponto de junção, a água percorrerá 130 quilômetros, passando pelos municípios de Pesqueira, Venturosa, Pedra, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una, até chegar a São Caetano, no Agreste.

 

Desde 2015

 

      O Deputado Estadual João Eudes lembrou que esteve, em 2015, numa das primeiras reuniões com a presidência da Compesa para tratar do assunto. “Na época o presidente da companhia Cláudio Selva procurava uma alternativa para reduzir os gastos e foi quando nasceu a ideia de se juntar as duas adutoras, onde a água poderia chegar a Arcoverde e depois aos municípios de nossa região: Pesqueira, Alagoinha e Sanharó, até seguir em frente”, esclareceu o deputado.

      Não querendo ser taxado como “o pai da ideia”, o deputado disse ainda que o projeto inicial iria consumir mais de R$ 1 bilhão e foi ai quando nasceu a sugestão de se trazer a água do Rio São Francisco via Sertânia, depois Arcoverde para então chegar aos municípios de Pesqueira, Alagoinha, Sanharó e Belo jardim.

      O fato é que hoje (17 de setembro) a água do Rio São Francisco chega em fase de testes na tubulação de Pesqueira e, na sexta-feira, segundo a previsão, chegue às torneiras das casas.

Pesqueira começa a receber água do São Francisco nesta sexta-feira (21)

 

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados