Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Pesqueira dá a largada para o Censo 2020

Pesqueira dá a largada para o Censo 2020
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Pesqueira dá a largada para o Censo 2020. 58 recenseadores e 8 supervisores serão contratados para o Censo 2020. Pesqueira será Polo na região e vai coordenador 5 cidades.

Pesqueira dá a largada para o Censo 2020

      A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país, entre os meses de agosto e outubro do ano que vem, aconteceu essa semana no gabinete da prefeita Maria José, em Pesqueira.

      Para o lançamento da contagem populacional em Pesqueira, a prefeita Mazé recebeu o coordenador de área do IBGE em Belo Jardim, Irlann Santos, o técnico do IBGE Raffael Lima, a secretária de Educação Cleide Oliveira, o líder do Governo na Câmara de Vereadores, Vavá, a Controlador Municipal José Inaldo, a secretária de Finanças, Luciana Oliveira Araújo e um integrante da imprensa (Flávio J Jardim).

      A expectativa é que todas as residências de Pesqueira sejam visitadas, ou seja, 19 978 unidades habitacionais, mais as aldeias das tribos xukurus e a comunidade Quilombola. Em Pesqueira, a contagem começa no dia 1º de agosto e segue até 31 de outubro de 2020. Segundo dados do IBGE, Pesqueira deve revelar uma população estimada acima de 67 980 pessoas.

      Para que se tenham um retrato fiel da população, quantos são, como estão e o que fazem, o IBGE vai utilizar 58 recenseadores, cujo edital para seleção será lançado em breve. A prefeita Maria José ficou sabendo oficialmente através do coordenador de área do IBGE que Pesqueira vai abrigar Posto Avançado de Coleta para cinco municípios da região: Pesqueira, Alagoinha, Poção, Sanharó e São Bento do Una.

Pesqueira dá a largada para o Censo 2020

      Durante a reunião, foi debatido que os números do Censo ajudam a direcionar ações de governo e a planejar o futuro. “Essas reuniões na cidade são importantes por unir a sociedade e ajudar a divulgar esse trabalho importante para a qualidade de vida da população”, explicou o coordenador do IBGE. Veja abaixo o mapa atualizado de Pesqueira. Fonte: IBGE.

      Na ocasião, o IBGE informou ainda que haverá um processo seletivo para as pessoas que vão trabalhar no Posto de Coleta de Pesqueira. Ao todo, são 58 recenseadores e 8 supervisores. O edital para o concurso deve sair nos próximos meses. O Posto de Coleta Avançado de Pesqueira deverá ser no prédio do Rosa Centro Comercial.

      A prefeita também foi informada sobre as datas de início e fim da contagem da população, a possibilidade de responder o questionário pela internet e a utilização do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para agilizar a transmissão dos dados e informações apurados nas entrevistas. O IBGE solicitou apoio do município e da imprensa na divulgação do Censo 2020 e reforçou os objetivos do levantamento.

      Os técnicos do IBGE destacaram a importância das informações levantadas pelo instituto e da expectativa de Pesqueira atingir perto de 68 mil habitantes no Censo do ano que vem. Na ocasião, a prefeita de Pesqueira Maria José garantiu total apoio ao trabalho do IBGE e disse que o governo municipal “Vai usar os resultados para atualizar os repasses federais e estaduais feitos ao município, com base no índice populacional. Números atualizados também ajudam a atrair empresas e investidores para o município, aumentando as receitas e gerando mais empregos”, destacou a prefeita.

      O IBGE trabalha com estimativa de 19. 978 domicílios na cidade, que terá um grande centro de coleta e divisão de áreas por GPS para o trabalho dos recenseadores. O IBGE lembrou que precisa do apoio da imprensa local tanto na divulgação dos editais para contratação de recenseadores quanto para orientar a população a receber bem os agentes do IBGE.

      A novidade é que o Censo 2020 em Pesqueira vai contar com aplicativos de celular para facilitar a coleta de dados, bem como informações de georreferenciamento via satélite, que dá uma precisão de 3 metros. As entrevistas do censo começam em Pesqueira no dia 1º de agosto de 2020.

 

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados