Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

O Skate Park será numa área próxima à Praça da Estação, ao lado da Ford. O requerimento foi da vereadora Valéria Alves. A Secretaria de Esportes e da Juventude recebeu um grupo de skatistas que está entusiasmado com a ideia. O projeto conta com o apoio total da prefeita Maria José

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais

      A Prefeitura de Pesqueira, através da Secretaria de Esportes e da Juventude, atendendo a proposta de um grupo de skatistas da cidade, e um requerimento da vereadora Valéria Alves, vai investir na construção de um espaço destinado à prática do esporte na cidade.

      A ideia dos skatistas, liderados pelo gestor ambiental e skatista Rafael Salú, é que a cidade tenha um espaço exclusivo para a prática do esporte, que agora é considerado modalidade olímpica.

      O Skate Park (ou Skate Plaza), como já vem sendo chamado, deve ser implantado junto a Praça Manoel Caetano de Brito, mais conhecida como Praça da Estação, e contará com pista de obstáculos, rampas, espaço verde e convivência e local para outras modalidades.

      O grupo de skatistas foi recebido pelo secretário de Esportes, João da Bomboniere, e pela assessora de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura, Jasdenir Cavalcanti. Eles mostraram uma planta de um Skate Park e ficou decidido que o projeto será idealizado e construído em conjunto com os skatistas. Edson, Guilherme, Kaio e Augusto, além de Rafael Salú, estiveram na reunião.

      Segundo Jasdenir, o investimento é pequeno comparado aos ganhos para toda comunidade. A área verde de mais de mil metros quadrados será preservada e o espaço será de convivência para toda população.

      Outro ponto positivo é que a pista será construída na parte baixa da praça e quem estiver na parte alta poderá assistir tranquilamente as manobras radicais.

 

EXPERIÊNCIA

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais 

      Rafael Salú, skatista há mais de quatro anos, com experiência em pistas de São Paulo e de alguns estados do Nordeste, explicou que o circuito de obstáculos servirá para o chamado “skate de rua”, mas poderá sediar manobras de BMX, patins e patinetes.

      Após a construção do Skate Park, a ideia é que o local seja palco de competições regionais. Jasdenir lembrou ainda que a prefeitura já investe nos esportes radicais, a exemplo do voo livre e das trilhas ecológicas.

      “O projeto está sendo idealizado numa junção de forças. Vamos envolver a secretaria de Infraestrutura e a engenharia da prefeitura para buscar soluções para o projeto. Vamos também em busca de recursos, firmar parcerias, mas o importante é que a cidade e a juventude podem ganhar esse importante espaço de esportes e recreação”, destacou.

      “Caso a prefeitura tenha que arcar com alguns recursos, serão bem aplicados com o projeto”, frisou Jasdenir.

 

SONHO DOS JOVENS

 

      A proposta de construção da pista é uma demanda antiga de um grupo de 25 skatistas de Pesqueira, que desde 2012, reivindica a implantação de um local adequado para a prática do esporte.

      O grupo se reúne quase todos os dias na Praça da Rosa onde, de forma precária, pratica o esporte, que passará a ser modalidade olímpica em Tóquio 2020. Sem apoio, sem equipamentos de segurança, os skatistas driblam os obstáculos da situação e esperam ações governamentais.

      Na gestão passada, segundo os skatistas, tentou-se viabilizar a construção de um espaço para o skate na Praça da Vila Anápolis. Tudo estava encaminhado, mas um abaixo-assinado, organizado por um líder religioso da área, pedia a não construção do local. A alegação era que a “aglomeração de jovens” poderia “perturbar” a realização de cultos.

 

REQUERIMENTO

 

      No ano passado, em julho, a vereadora Valéria Alves apresentou um requerimento na Câmara solicitando a construção de uma pista de skate em Pesqueira. O requerimento foi enviado para o Governo do Estado, para a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, para a prefeita de Pesqueira Maria José, e para a secretária de Infraestrutura, Sandra Valéria, além do secretário de Esportes e da Juventude, João da Bomboniere.

      A vereadora solicitou ainda que fosse dado conhecimento do projeto ao senador Armando Monteiro, ao deputado João Eudes e ao Ministério Público de Pesqueira. Ela justificou o projeto argumentando que “a prática do skate, com a devida infraestrutura, mostra que o município cuida e incentiva uma vida saudável e feliz”.

      No requerimento a vereadora também alerta que os jovens praticam o esporte em condições insalubres e perigosas, sem equipamentos qualificados e que “por paixão” utilizam da criatividade para praticar o esporte.

      A construção da pista, segundo o requerimento, vai promover a inclusão de muitos jovens e resgatar da marginalidade àqueles que seguiram caminhos tortuosos. O requerimento foi aprovado pela Câmara.

RESPOSTA

      Em setembro, o secretário de Esportes da prefeitura de Pesqueira, através de ofício, informou à Câmara e a vereadora Valéria que “estamos empenhados em procurar um local adequado para a construção da pista de skate. Aguardamos recursos para atender esse e outros anseios da população”, dizia o comunicado.

      Também em setembro, a Câmara de Vereadores de Pesqueira, recebeu da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos do Estado, uma resposta informando que “inste a prefeitura a buscar informações técnicas junto àquela secretaria”.

      O pontapé foi dado e agora pode vingar com a união de todos. Por ser uma modalidade olímpica, o skate cresce cada vez mais e Pesqueira conta com vários adeptos da modalidade e o trabalho da prefeitura será no sentido de apoiá-los.

 

 

 

Pesqueira terá área para prática de skate e esportes radicais

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados