Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Pesqueira, Uma História de Amor

Pesqueira, Uma História de Amor
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Pesqueira, Uma História de Amor. A cidade chega aos 139 anos com esperanças, gente de bem, um povo ordeiro e acolhedor. Parabéns, Pesqueira...

Pesqueira, Uma História de Amor

Pesqueira, Uma História de Amor

      Referência no cenário nacional, sendo a primeira cidade do interior do Nordeste a ser industrializada, no período do apogeu tomateiro e da fabricação de doces e conservas, Pesqueira ostenta belezas naturais capazes de atrair visitantes e turistas a cada ano.

      Após a Agroindústria, o município caminha a passos largos para outras vocações: o Comércio, a Prestação de Serviços e o Turismo.

      O município abriga o Sítio Guarda, na tricentenária Vila de Cimbres onde, em 1936, Nossa Senhora das Graças teria aparecido a duas crianças. Até hoje, as aparições de Nossa Senhora são consideradas as únicas em toda América Latina.

      Pesqueira, que conta ainda com uma rede hoteleira excelente, comércio forte em expansão, se adequa à prestação de serviços e comemora os seus 139 anos de Elevação à Categoria de Cidade, neste sábado, 20 de abril.

      O município recebeu recentemente grandes investimentos no comércio. A solidificação do Grupo Torres (um dos maiores da região), a instalação da Pague Menos, do Magazine Luiza e das Lojas Americanas provam que a cidade moderniza essa fatia do mercado.

      Além disso, o empresariado local se incorpora à inovação e segue melhorando o atendimento e a forma de expor seus produtos. A rede de Lojas Arthur Consórcios (do Grupo Torres), O Boticário, a Isabella Modas e novos restaurantes são um termômetro que mostra esse aquecimento. 

Pesqueira, Uma História de Amor

      Pesqueira ainda é conhecida por abrigar a Tribo Xukuru, com seus mais de 8 mil índios espalhados em 23 aldeias. A luta por melhores dias, travada pelo do Cacique Marquinhos é evidente. A outra Tribo, também luta e defende seu povo e buscas melhorias.

      De 1880 até a atualidade, a cidade virou ponto da Rota da Fé, sedia o melhor carnaval de rua do interior (O Carnaval dos Caiporas), conta com o Santuário Monte da Graça e é sede da Diocese, que no ano passado completou seu centenário.

      A rede hoteleira, que tem o Hotel Estação Cruzeiro como âncora, se amplia e surgem novos investimentos de empresários locais. O Hotel Acauã e a Pousada Vila Bella são exemplos.

      Na área Educacional, o município contempla um verdadeiro Salto para o Futuro na melhoria do Ensinar. O Colégio Santa Dorotéia completou 100 anos de fundação esse mês, outra entidades privadas ganham investimentos e as redes Estadual e Municipal de Ensino aprimoram novos investimentos.

      Se o pesqueirense se orgulha de ter tido no passado uma ótima Educação, atualmente, esses centros educacionais fornecem uma Educação de altíssima qualidade.

 

Pesqueira, Uma História de Amor

 

FUTURO

 

      Ao alcançar a marca acima dos 70 mil habitantes, de acordo com o resultado do Censo Demográfico, Pesqueira se consolida com uma das cidades com índices satisfatórios de desenvolvimento humano (IDH), além de ser considerada como área fundamental para expansão do setor de turismo e de serviços.

      Tem uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e uma Associação Comercial e Empresarial (ACEP) presentes e atuantes.

      O crescimento populacional acelerou-se a partir de 2001, por que a cidade “deixou de se lamentar com a perda da agroindústria e passou a olhar o Comércio, o Turismo e à Prestação de Serviços como fontes de renda alternativa”, concordam pesquisadores.

      A cidade registrou ótimo desempenho no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e os colégios passaram a comemorar maiores aprovações em universidades e faculdades.

      No Índice de Desenvolvimento (ID), Pesqueira foi elevada no Estado. A instituição que aferiu esse crescimento leva em conta os números positivos de Emprego e Renda, Educação e Saúde municipais.

 Pesqueira, Uma História de Amor

POLÍTICA

 

      Pesqueira amargou a perda de uma vaga na Assembleia Legislativa, mas não foi um caso isolado. Toda a região, também ficou sem representantes, provando uma baixa regional. A classe política, no entanto, observa que os eleitores estão mais seletivos, com uma consciência mais ampla. A eleição da prefeita Maria José provou que a Mulher ganha mais espaço e força, o empoderamento.

      Duas mulheres na Câmara, Valéria e Arinete, também mostra esse crescente espaço feminino. Temos promotoras atuantes, professoras altamente capacitadas, diretoras de escolas comprometidas com a Educação (Macirajara) e uma vice-presidente na OAB, Micheline, além de grandes advogadas, enfermeiras, médicas, agentes de saúde e odontólogas.

 

FÉ E TRADIÇÃO 

 

      O povo pesqueirense, em sua grande maioria, é religioso. A fé está enraizada na cultura do município desde sua formação, e mobiliza a vida das pessoas até os dias de hoje. As aparições de Nossa Senhora das Graças, em 1936, no Sítio Guarda, na área do Distrito da Vila de Cimbres, veio coroar a cidade como vocacionada para o Turismo Religioso.

      Pesqueira foi agraciada pela natureza com uma geografia ímpar. A Serra do Ororubá sedia o Santuário Monte da Graça, o Sítio Guarda e a reserva indígena Xukuru. As igrejas, o casario, a história, seu povo, a culinária, o doce, o licor caseiro e a renda-renascença são ingredientes de um amplo equipamento turístico.

      Sem dúvidas, Pesqueira dispõe de diversas opções de destinos, que atraem não só o público regional, mas também visitantes de todo o Brasil. Basta lembrar que celebridades como Roberto Carlos, o enxadrista Mequinho, políticos e atores globais já visitaram não só o Sítio Guarda, mas toda a cidade.

      A cidade apresenta, a cada ano, números mais expressivos de visitantes. Dados da Secretaria de Turismo e do Santuário Monte da Graça demonstram que esse setor específico (o turismo religioso) movimenta milhares de reais anualmente, evidenciando sua importância para a economia local, sobretudo em tempos de crise.

Pesqueira, Uma História de Amor

      Os eventos, Carnaval dos Caiporas, Natal da Graça, Festa da Padroeira Santa Águeda, São João e eventos sazonais como a Festa da Renascença / Circuito do Frio, provam que a cidade tem grande vocação para o turismo. O mundo do turismo é muito amplo e complexo, mas dentro dessa ótica, o turismo religioso de Pesqueira é um dos segmentos que mais tem crescido.

      Grandes hotéis foram instalados (Estação Cruzeiro, Acauã), pousadas foram consolidadas (Vila Bella e Arawi) e fazem a diferença na hora de movimentar a economia local, mesmo em períodos de crise. O Sítio Guarda, o Santuário Monte da Graça, as igrejas e o casario são espaços que oferecem atrações religiosas. São os destinos mais escolhidos pelos turistas, sempre em busca de experiências ligadas à fé ou esperança.

      O turismo religioso pode colaborar no desenvolvimento socioeconômico sustentável de Pesqueira, que tem capacidade turística e uma cultura muito rica.

      Em Cimbres, a movimentação de visitantes ao Sítio Guarda se acentua no mês de agosto, quando se comemora o aniversário das aparições de Nossa Senhora das Graças. Os romeiros e turistas chegam e também visitam a cidade, os hotéis, os restaurantes, o comércio local, enfim trazem divisas para Pesqueira, movimentando toda uma cadeia produtiva.

      Para coroar o aniversário de Pesqueira, tivemos ótimas notícias: a restauração do casarão de Dr. Lídio Paraíba, onde o Grupo Torres vai implantar o Empresarial Torres, e a vinda de um braço da Pernambuco Têxtil, que vai implantar um linha de produção de jeans em Pesqueira.

      Viver, morar em Pesqueira, é uma prova de amor. A cidade se reveste de entusiasmo e acredita que temos tudo para trilhar o caminho do desenvolvimento. Afinal, somos Pesqueirenses e vamos lutar até o fim.   

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados