Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional. Augusto Ramos torna-se um líder. No evento, Bruno Baptista, presidente da OAB/PE, anunciou o 1º Colégio de Presidentes das Subseccionais de PE em Pesqueira.

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

       Não foi apenas mais uma cerimônia de posse na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento, ontem (06) no Hotel Estação Cruzeiro, marca um novo tempo da advocacia pesqueirense e da região. Augusto Ramos foi oficializado na função de presidente da OAB Pesqueira, mas o ato em si amealha grandes apoios da OAB/PE para toda a classe no Agreste de Pernambuco.

       O presidente da OAB Bruno Baptista disse que “a classe advocatícia de Pesqueira sempre teve força no âmbito estadual, mas precisa de apoio para trazer mais benefícios para advogados e advogadas tanto de Pesqueira, quanto de Poção, Sanharó e Alagoinha”.

       Bruno anunciou ainda que o 1º Colégio de Presidentes das Subseccionais da OAB de Pernambuco, em sua gestão, será em Pesqueira, entre os dias 29 e 31 de março. Ou seja, toda a nata da advocacia estadual estará no município para debater ações e propostas para a classe e para toda sociedade.

       Na posse, o presidente da OAB Pesqueira, Augusto Ramos, carinhosamente chamado de Guto, explicou que “todo o trabalho em prol da advocacia se reflete na sociedade, ou seja, a OAB é uma instituição que representa o povo, o direito das minorias”, frisou.

       Outro aspecto demonstrado na cerimônia foi a alta capacidade de liderança de Augusto Ramos. Ele, com sua primeira gestão proativa, de grandes ações e diálogo, conseguiu reunir nomes de peso do estado em sua reeleição e, ontem, na posse da OAB Pesqueira.

       Além do presidente da OAB/PE, Bruno Baptista, e do presidente Augusto Ramos (Pesqueira), o evento trouxe a Secretária Geral da OAB/PE Ana Luísa Mousinho, o tesoureiro da OAB estadual Frederico Preuss Duarte, o presidente da CAAPE Fernando Ribeiro Lins e Mário Guimarães, diretor geral da ESA.

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

       A vice-presidente da OAB Pesqueira, Micheline Morgana, a Secretária-Geral, Márcia Almeida, a Tesoureira Constance Almeida, estavam presentes, além de Sílvio Freitas, ex-presidente e ex-conselheiro estadual. Martinho Ferreira Filho (secretário-adjunto da OAB – Pesqueira), por motivos superiores não pode comparecer.    

       Outros nomes de destaque no estado como Marcos Lins, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e os conselheiros estaduais Alexandre Bartiloti, Filipe Lobato e Felipe Sampaio (ex-presidente da OAB Caruaru), prestigiaram o evento.

       O atual presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Júnior, sua vice-presidente Lúcia Cardoso e Raniere Coelho (secretário), estavam no encontro. Os presidentes das Subseccionais de Serra Talhada (Alan Pereira) e Garanhuns (Jorge Wellington) também compareceram, bem como Antônio Júnior, diretor da ESA e Wydson Pierre, conselheiro estadual e ex-presidente da OAB Arcoverde. Caroline Rosendo, conselheira estadual, também participou.

 

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

PESQUEIRA

 

 

       A nova diretoria da subseccional Pesqueira foi muito aplaudida, principalmente quando Augusto Ramos destacou que “a parceria com a OAB/PE é imprescindível para a defesa das prerrogativas”. Guto falou das ações importantes de sua primeira gestão, mas preferiu usar o termo “avançar” para classificar o mandato 2019/2021.

       Nome importantes da sociedade pesqueirense estiveram na posse da nova da OAB: Macirajara Freitas (diretora do Colégio Santa Dorotéia e mãe de Guto), Guido Lins (delegado de polícia) e Izabela Lins (secretária de Assistência Social), José Maria Florentino Torres (venerável da Loja Maçônica 21 de abril), Geraldo Santana (Presidente da APLA) e José Antônio Araújo (Rotary Pesqueira).

      

DISCURSO

 

       Em seu discurso, Augusto Ramos disse que “a presença de todos reforça os laços de confiança, amizade e respeito”. Emocionado, o presidente reeleito da OAB Pesqueira, que fica no cargo até 2021, agradeceu a Deus por todas as benções e proteção. “Percorro os olhos por este lugar e vejo não apenas colegas de profissão. Vejo amigos. Somos um só”, disse, pregando a unidade.

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

 

VEJA O DISCURSO:

 

          A presença de todos reforça nossos laços de confiança, amizade e respeito.

          Senhoras e senhores, inicio minhas palavras para começar esta noite, agradecendo a Deus por todas as benções e proteção exercida sobre nós, e dizendo: MUITO OBRIGADO. Percorro os olhos por este lugar e vejo não apenas colegas de profissão. Vejo amigos. SOMOS UM SÓ.  

       “Orgulho-me desta classe e do que ela representa. E me honra, MAIS UMA VEZ, a confiança das senhoras e dos senhores em mim e na minha diretoria eleita, depositadas. Saibam, farei jus mais e melhor a essa missão, com a coragem e certeza de que nossos esforços irão para além dos limites da nossa Subseccional, em um movimento uno pelo bem da nossa classe e de toda sociedade.

       Saúdo o Presidente da OAB/PE Bruno Baptista, o Diretor Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados – CAAPE Dr. Fernando Ribeiro Lins, o Diretor Presidente da Escola Superior de Advocacia ESA o Dr. Mario Guimaraes, e de forma especial cumprimento os diretores da Subseccional Pesqueira (minha Co-presidente Dra. Micheline Morgana, Secretaria Geral Dra. Marcia Almeida, Sec. Adjunto Dr. Martinho Filho e nossa Tesoureira Dra. Constance Almeida), todos hoje empossados de modo solene.

       Alegre e comprometido com o trabalho, tenho o privilégio de conviver com as senhoras e os senhores. Saibam, o caminho é longo e o que segue a partir de agora é um desafio ainda maior.

       Saúdo os presidentes das Subseccionais Fernando Santos Junior da OAB Caruaru, Dr. Jorge Welington da OAB Garanhuns, Dr. Alan Pereira da OAB Serra Talhada, e os Conselheiros Estaduais Wydson Pyerre ex Presidente da OAB Arcoverde, Carolina Rosendo, Felipe Sampaio (ex-presidente da OAB Caruaru), Alexandre Bartiloti, Felipe Lobato, Marcelo Farias, e o Presidente do Tribunal de Etica e Disciplina da OAB/PE o Dr. Marcos Lins, além do meu amigo irmão e ex- presidente da OAB de Pesqueira e ex Conselheiro Estadual o Dr. Silvio Freitas, pessoa a quem devo enorme gratidão por ter me apresentado essa carreira apaixonante do sistema OAB, e todos que ora se encontram neste ato solene.

       Ressalto neste momento a importância de todos os ex-presidentes da entidade, que contribuíram diretamente para a definição da OAB forte que temos hoje.

       Saúdo a cada um dos advogados aqui presentes, bem como a todos os colaboradores da casa, que se doam em prol da Instituição.

       Impossível definir a gratidão e a alegria de poder representa-los. Como não podia deixar de ser, os desafios aumentaram. Somos agentes de transformação. Defendemos a democracia, os direitos humanos, a Constituição.

       Criamos na OAB Pesqueira um alicerce muito sólido, que me permitiu um crescimento constante pautado na ética, na responsabilidade e no compromisso. Valores muito importantes para o profissional do Direito. Somos aquilo que os outros veem. É por isso que nossas ações devem sempre estar pautadas no senso de justiça, algo inerente ao advogado.

       Nos últimos anos, a OAB vive um novo momento. Escrevemos bonitas páginas na história da OAB Pesqueira no cenário Pernambucano.

       Decerto, avançamos bastante, e temos agora metas ainda maiores. As intempéries de um País que ainda tem muito a evoluir são um desafio para o advogado.

       Sabemos ainda que enfrentamos um poder Judiciário letárgico e não compatível com a grandeza da nossa sociedade, e por isso não mediremos esforços para que haja uma efetiva melhoria da prestação jurisdicional, que beneficiara toda a classe, mas sobretudo beneficiara os jurisdicionados.

       Em face dessa prerrogativa, a contínua tarefa de garantir condições para que o advogado possa cumprir o seu papel é algo imprescindível. O conhecimento liberta. Por meio da Escola Superior de Advocacia, seguimos essa missão. E agora, neste ano de 2019, com uma nova casa - melhor estruturada -, poderemos alavancar ainda mais a nossa ESA e a Caixa de Assistência, fornecendo conhecimento nas mais variadas áreas do Direito para o advogado interiorano. Devemos, pois, valorizar o ensino jurídico, fazer com que se fortaleça cada vez mais em nossa Subseccional, a disseminação do conhecimento, garantindo a importância devida à capacitação constante.

       Aproximar ainda mais a Ordem da sociedade é uma meta pessoal e de toda a diretoria, composta por advogados éticos e combativos. Com os senhores e senhoras, compartilho o pensamento de que a Ordem não se legitima em si mesma. E os fundamentos motivadores dessa empreitada de luta podem ser resumidos no entendimento de que o advogado é um instrumento de ação social.

       O desafio é grande, mas temos que insistir no combate às fronteiras invisíveis que dificultam o exercício de nossa tão nobre profissão.

       A verdade é que o advogado possui a função social de aproximar a Justiça do povo, sendo, dessa maneira, um vetor de cidadania, de liberdade, e de democracia.

       Sob os olhares confiantes das senhoras e dos senhores, reafirmo nosso propósito de continuar apoiando a classe em suas necessidades e direitos.

       Sempre atentos à proteção do exercício profissional e da defesa das prerrogativas profissionais, defenderemos e encamparemos um movimento regional para aprovarmos o Projeto de Lei que torna crime a violação de nossas prerrogativas.

       Vamos, assim, seguir de mãos dadas. A responsabilidade aumenta cada vez mais. Temos o desafio de continuar essa trajetória de crescimento e de foco nas prerrogativas advocatícias.

       Hoje, recordo de episódios vivenciados durante a campanha. Recordo das palavras de incentivo, da partilha dos sofrimentos vividos, e principalmente dos gestos de apoio e amizade, amizade esta que criamos e que é o principal vetor de nossas forças.

       Insisto, o compromisso é claro: estabelecer uma interlocução inclusiva, respaldados pelas conquistas já realizadas e confiantes na superação dos próximos obstáculos. E é para defender essa nobre profissão que seguiremos com paciência e certos da estratégia que traçamos em benefício de toda a classe.

       Por fim, dedico esta noite à advocacia, a sociedade e à minha família. Meus pais, Cícero e Macira (minha conselheira e espelho de ética, competência e humildade), meus irmãos Anderson e André In Memoriam, meu filho Sávio, e a minha amada esposa Marta, com quem peço especial desculpas pelas minhas ausências, em razão dos compromissos assumidos, mas sobretudo agradecer pelos conselhos, pela paciência, e em especial pelo apoio em todas as minhas decisões.

       Pelo mesmo caminho seguimos todo este tempo e chegamos hoje, aqui, juntos, convictos de que a base sólida da amizade, do amor e do compromisso que criamos entre nós, nos dá a certeza de que conseguiremos realizar nossos sonhos. Sim, é um desafio ser o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseccional Pesqueira. Mas estou aqui por paixão, por vocação e, sobretudo, ciente de que a posição é efêmera e que o mais importante é semear o bem, cultivar as amizades e trabalhar pela nossa classe e sociedade, com Deus a guiar nossas ações.

       Concluo minhas palavras dizendo mais uma vez Muito obrigado meus amigos e amigas!”.

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

Posse de Guto na OAB Pesqueira reafirma um novo tempo da Advocacia Regional

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados