Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Prefeitura de Pesqueira implanta Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa

Prefeitura de Pesqueira implanta Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Prefeitura de Pesqueira implanta Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa. Prefeita Maria José fez a adesão ao programa, que vai beneficiar centenas de pacientes e famílias no município.

Prefeitura de Pesqueira implanta Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa

       Pesqueira investe maciçamente em programas que atendem a saúde no âmbito da Atenção Básica. Em entrevista, a prefeita Maria José disse que “entendemos que uma Atenção Básica de Saúde objetiva fortalecer as estratégias, mecanismos e práticas inovadoras de cuidado em saúde, com destaque para o surgimento de formas de cuidar próximas ao domicílio, como a Estratégia da Saúde da Família (ESF).

       Segundo ela, o projeto “Atenção Domiciliar Melhor em Casa” é uma parceria do município com o Ministério da Saúde e nasce na cidade com o objetivo de melhorar o acesso e qualidade em saúde, além de diminuir as internações hospitalares desnecessárias.

       “Muitos pacientes em situações especiais serão alcançados”, explicou a prefeita. O Programa Melhor em Casa destina-se a usuários que possuam problemas de saúde com dificuldades ou impossibilidades físicas de locomoção até uma Unidade de Saúde e que necessitem de cuidado com mais frequência.

       Os pacientes terão acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica.

       Segundo o secretário de Saúde, Lucival Almeida, o programa tem como objetivo realizar um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio e garantindo a continuidade de cuidados.

       “O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar”, revela Lucival.

       Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

       O atendimento será realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

       Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

       “O Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais”, conclui Lucival.

Prefeitura de Pesqueira implanta Programa de Atenção Domiciliar Melhor em Casa

 

Publicado por
em
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!