Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Processo de beatificação de Dom Hélder Câmara vai para a “fase romana”.

Processo de beatificação de Dom Hélder Câmara vai para a “fase romana”.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Processo de beatificação de Dom Hélder Câmara vai para a “fase romana”. Primeira fase do processo de beatificação e canonização de dom Helder é concluído. A arquidiocese anunciou que a fase diocesana do processo será fechada no dia 16 de dezembro

Processo de beatificação de Dom Hélder Câmara vai para a “fase romana”.

      A Arquidiocese de Olinda e Recife anunciou ontem (12 de dezembro) que o processo de beatificação e canonização de dom Helder Câmara será concluído no dia 16 de dezembro.

      Esta é a primeira fase chamada de diocesana, que analisou uma série de documentos e apanhados históricos sobre o religioso. A comprovação de uma vida digna da honraria ocorre por meio de relatos de testemunhas, diários, correspondências enviadas e demais publicações.

      Agora, a documentação do processo deve ser lacrada e remetida ao Vaticano, para a Congregação para as Causas dos Santos, para ter início a “fase romana” do processo. 
      A Congregação para as Causas dos Santos analisa e estuda com cuidado especial cada candidato ao altar. Entre suas funções, está a emissão dos decretos que aprovam o martírio, as virtudes heroicas e os milagres dos Servos de Deus para serem declarados beatos ou santos. O anúncio foi feito pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, na noite desta segunda-feira, na Matriz do Espinheiro, após a missa em homenagem ao Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá em 2020. 
      “Temos o conhecimento de um milagre atribuído a dom Helder, mas o fato está sob sigilo e será divulgado apenas após a beatificação”, comentou o monsenhor José Albérico, secretário geral do Congresso Eucarístico. O milagre foi a cura de uma pessoa que estava muito doente e com a interseção do bispo ficou boa. Com a confirmação, o sacerdote deve ser nomeado a beato e o processo segue então para a fase da canonização. A partir daí, é preciso a comprovação de mais dois milagres para ele se tornar santo. 

VIDA

 

      Nascido em Fortaleza, em 1909, dom Hélder tornou-se sacerdote aos 22 anos. É um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Dom Hélder atuou na proteção dos mais fracos durante o regime militar e foi muito difícil. Ele era opositor de todo aquele sofrimento, das torturas e das violações contra a liberdade de expressão. Ele sempre pensava nas necessidades que as pessoas mais pobres passavam. A lição que ele nos deixa é que devemos realizar o enfrentamento por meio do Evangelho. Os cristãos devem se preocupar com a sociedade, não apenas com os próprios problemas. Toda essa vida voltada aos necessitados nos fez pedir sua santificação”, destaca frei Jociel Gomes, um postulador da causa.

      O processo de beatificação e canonização de dom Helder foi aberto em 3 de maio de 2015 pela Arquidiocese de Olinda e Recife. 

 

Fonte: Diário de PE

Fotos: Divulgação

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados