Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado. O caso do suicídio do jovem estudante reacendeu a discussão sobre as ações de enfrentamento contra o suicídio em Pesqueira.

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado

      Veja o artigo do Diretor do IF Pesqueira, Valdemir Mariano (A Bênção de Viver!), e logo abaixo os comentários das redes sociais sobre o caso do jovem Issac e do Projeto Desperta Pesqueira – Diga Sim à Vida, que cumpre seu papel e será intensificado.

 

 

      A Bênção de Viver!

 

      A vida não é um fenômeno casual, do contrário, o acaso seria inteligente, o que é inverídico e insustentável.

      Um poder pensante e atuante - como definia o célebre Albert Einstein - gera e governa a criação desde o início dos tempos, a partir do Big Bang, estabelecendo Leis para organizar e sustentar essa fabulosa criação por todo o Universo, de maneira inteligente, permanente, visível e indiscutível, independente de crermos ou não.

      No conjunto da criação Divina os seres humanos atingiram, por processos evolutivos, elevado cabedal de inteligência racional, contudo, outras formas de inteligência como a Emocional e a Espiritual, recém descobertas pela ciência, requisitam estudo, conhecimento e promissores desdobramentos, uma vez que o Ser é um conjunto formado por uma complexa estrutura: Biológica, Social, Psicológica, Energética e Espiritual, cada qual requerendo atenção, cuidado e profundo entendimento. 

      Entender a vida como um mecanismo puramente racional, desvendada pelas forças do acaso, fundamentando-se em teorias estritamente materialistas, geram uma visão reducionista e simplória da existência, promovendo a ideia do Nada como o resultado para a pós existência.

      Quando mergulhamos no oceano do conhecimento de fora, visualizamos a realidade do mundo, porém, quando mergulhamos no oceano interno, passamos a enxergar o cenário das emoções e dos sentimentos que nos governam, com ampla possibilidade de equilíbrio e reequilíbrio, construção, desconstrução e reconstrução, pela força do Autoconhecimento que impulsiona o Auto aperfeiçoamento ético, moral e espiritual, favorecendo conexões de ordem superior, interligando consciências esforçadas em alcançar a Luz de DEUS. Isto é reconhecer e desenvolver o potencial das inteligências: Emocional e Espiritual. É avançar do mundo das sensações físicas para o mundo das sensações espirituais. É sair do horizonte da carne para os eternos prazeres da Alma!

      É neste novo modo de existir que passaremos a entender a vida e o seu sentido, a dor e o sofrimento como instrumentos de regeneração e iluminação, as perdas do mundo como provocações para as conquistas eternas, a desilusão e a decepção como lições de resistência, a dor e a amargura como sinais para elevação ou despertar da Fé.

      Nessa visão ampliada da vida que nos faz perceber sua continuidade além túmulo, sua condição de eternidade por ser indestrutível, sua característica espiritual que a torna transcendental, que assim passamos a entender que no corpo ou fora dele, a consciência permanece viva, repleta de conquistas passageiras ou abundante de bem aventuranças e sabedoria.

      Diante do medo a Coragem! Diante da descrença a Fé! Diante da solidão a Solidariedade! Diante da prova a Resistência! Diante da agonia a Serenidade! Diante da treva a Luz! Diante da ilusão a Verdade! Diante do suicídio a Bênção da Vida!

      E tudo que precisamos para entendermos e conquistarmos esses valores nos é constantemente oferecido de mil maneiras por DEUS!

Fraternal Abraço! Valdemir Mariano, Diretor do IF Campus Pesqueira.

 

 

Valdemir Mariano

      “O projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida, não é a solução final mas, uma busca conjunta de ações que possam diminuir a dor e o sofrimento de quem enfrenta a depressão e a ideação suicida, a partir do trabalho colaborativo da sociedade civil organizada. Sem a Caminhada realizada não teríamos dado o primeiro passo nesse enfrentamento”.

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado

Cleide Oliveira

“A ação ela sempre é bem-vinda. Nós temos um histórico de alunos as vezes, que já vem com várias situações de risco. Eu vi a campanha como prevenção também”.

 

Carol Oliveira

“Se continuarem associando depressão a falta de Deus, e acharem que esse é um problema só do mês de setembro, nenhuma campanha vai ser eficaz. Seria muito interessante que parassem de procurar líderes religiosos para falarem sobre uma doença psicológica, e passassem a buscar profissionais capacitados para discutir sobre o assunto”

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado 

Sarita Marcia

      “Acredito que o pontapé inicial já foi dado. Cabe a cada um de nós procurarmos a melhor forma de ajudarmos essas pessoas q estão alimentando esse tipo de ideia na suas mentes, como se fosse a única alternativa para se livrarem dos seus conflitos. Que Deus ilumine a cada um de nós para contribuirmos positivamente nesse trabalho tão necessário”.

 

Kalina Curie

“A campanha pela Paz que foi realizada recentemente, foi apenas e início de muitas ações que estão por vir. Foi criada uma comissão permanente com vários representantes da sociedade civil organizada, que irá dar continuidade às ações! É preciso entender que o problema é muito sério do que se pensa... se fazendo necessário a realização de intervenções com profissionais especializados! As escolas precisam ser o alvo dessas ações... os professores e gestores escolares precisam de ajuda nesse processo. De modo que a caminhada foi apenas o primeiro passo para sensibilizar as pessoas para o problema, apenas o início de um ciclo de ações continuadas”.

      “Portanto, não se tratou de uma ação pontual! É importante salientar...”

Alexandra

“A campanha alerta para que as pessoas se sensibilizem com as pessoas que passam por problemas de depressão, tristeza, auto estima baixa ... Mas não resolve. É apenas um instrumento. Quem está com dor na alma sofre calado, não aguenta mais viver, não vê mais perspectiva. Só sabe quem passa ...

      Até um médico que é especialista às vezes só passa remédio, não para pra escutar seu paciente. A questão é muito mais complexa”.

 

Cláudio Celso - Escola Margarida Falcão

      “Uma sociedade perdida sem direção, uma geração inteira criados e educados sem a presença de pai ou de mãe, sem a presença de Deus.

      Deixaram Deus do lado de fora da família, deixaram Deus do lado de fora da escola, deixaram Deus fora do coração dos homens.

      Como educador cristão estamos fazendo todo o possível para atender a demanda de estudantes depressivos, solitários e que se refugiam no quarto ou na alto mutilação. Atendemos individualmente os estudantes. Promovemos rodas de conversas com assistente social da escola e com a psicóloga do SESC que temos uma parceria para este fim.  Firmamos parceria com o CAPS onde a psicóloga Cênia faz acompanhamento aos estudantes e os casos mais complicados enviamos para os órgãos competentes.

      Vejo que a humanidade precisa repensar seus valores. Temos que colocar de volta no centro de nossa vida”.

Projeto Desperta Pesqueira: Diga Sim a Vida será intensificado

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados