Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Renda renascença une prefeitos e o BNB

Renda renascença une prefeitos e o BNB
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Pesqueira sedia reunião do PRODETER do Banco do Nordeste para Região Agreste Central

Renda renascença une prefeitos e o BNB

      A reunião para a construção do Projeto de Desenvolvimento Territorial - PRODETER do Banco do Nordeste na região do Agreste Central, aconteceu em Pesqueira nesta manhã de sexta-feira (14), no auditório do IFPE.

 

 

 

      O evento reuniu rendeiras de três cidades da região e mostrou a união de três prefeitos em torno de um só ideal: conseguir mecanismos para alavancar o desenvolvimento da renda-renascença em toda região.

      As rendeiras puderam conheceram o Prodeter, que tem como objetivo potencializar a competitividade das atividades produtivas municipais e regionais, por meio de plano estratégico de ações para o desenvolvimento local e territorial, através de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias.

      “Estamos felizes por sediar essa importante reunião entre o BNB e as rendeiras da nossa região, para que possam conhecer o PRODETER e conseguir recursos para a profissionalização da comercialização do artesanato”, disse a prefeita de Pesqueira Maria José, durante a abertura do encontro.  

      Mazé inclusive levou três sugestões de nomes para a união das três cidades, siglas que poderão apresentar essa união das cidades em eventos, feiras e mostras do produto. A prefeita também sugeriu que essa sigla, que ainda será escolhida, conste na Fenearte, por exemplo, para identificar as cidades.

“Gostaria de sugerir ainda que as três cidades, Pesqueira, Poção e Alagoinha, tenham estandes interligados nas feiras e exposições”, destacou Mazé.

O encontro foi muito produtivo. A representante do BNB, Rosângela Pinheiro, que veio de Fortaleza, parabenizou as rendeiras e frisou que o BNB “sempre prioriza atividades econômicas através de importantes parcerias para a redução dos entraves ao desenvolvimento do município”.

Ela ressaltou ainda a importância do BNB neste projeto que, com a expansão do crédito, promoverá também o desenvolvimento das três cidades, Pesqueira, Poção e Alagoinha.

O encontro contou ainda com um vídeo mostrando toda a potencialidade de Poção na produção de renda renascença, um desfile e estande com produtos. Uma das rendeiras mais conhecidas, Odete Maciel, contou como a renda renascença saiu de Veneza, na Itália, e como se expandiu em Poção e Pesqueira.

Renda renascença une prefeitos e o BNB

Em sua fala, o prefeito de Poção, Merson Vasconcelos, disse que a cidade já investe na difusão da renda e citou as rendeiras como um “exemplo de empreendedorismo.

O prefeito de Alagoinha, Uilas Leal, ressaltou e parabenizou a iniciativa do BNB, por que deve facilitar linhas de crédito para as rendeiras. Os três prefeitos defenderam a união da microrregião para trilhar mais desenvolvimento para o setor de produção da renda.

No encontro também estavam representantes do IFPE, SESC, CDL Pesqueira, CADAPP, Secretaria Estadual da Mulher, do BNB e de empresas do setor, como a Noemy.   

 

PRODETER

 

      O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.

      É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito.

      Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região.

      Com intuito de tornar essas transformações efetivas e perenes, a metodologia de trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável e seu conjunto de estratégias surgem de ampla discussão interna, envolvendo o quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local e territorial.

Renda renascença une prefeitos e o BNB

Renda renascença une prefeitos e o BNB

Renda renascença une prefeitos e o BNB

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados