Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores. Numa noite de autógrafos, música de qualidade e emoção dos autores, Sociedade dos Poetas e Escritores de Pesqueira lança mais que um livro: pedaços da alma de cada escritor

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores

      A II Antologia Sopoespes, coletânea de 28 poetas, escritores e atores de Pesqueira e cidades vizinhas, foi lançada na noite deste sábado, 18 de maio, no auditório da Secretaria de Educação de Pesqueira, com muita emoção. Até aí tudo bem, um lançamento de livro acontece a qualquer tempo.

      Mas, o que chama mais a atenção são as diversidades de pensamentos, as misturas de sentimentos e os pedaços da alma de cada autor que foram impressos na obra.

      Como bem diz Jacqueline Torres, na orelha do livro, “Convivem em harmonia sonetos, canções, crônicas, acrósticos, haikais, reflexões, contos, cordéis, tudo numa ardidura repleta de metáforas, suspiros, gritos e silêncios”.

      Ela é muito coesa ao lembrar que a poesia é o escopo da obra. Comecei a ler. É excelente. Aliás, torna-se emocionante a cada página virada. São variações que revelam as diversas formas da expressão. Cada autor, em sua praia, digamos assim, mostra uma expertise leal aos seus princípios.

      O prefácio de Paulo Muniz e a organização de todo o trabalho (Andréa Galvão, Edmilton Torres, Maria Rita e Zélia Costa), escalaram o time certo em cada posição. Os 28 autores não atropelam uns aos outros e o conjunto da obra ficou palatável. É gostoso de ler.

      O livro é pra ficar na história de Pesqueira. A mais bela coletânea já produzida. Explico: parece que o leitor adentra em um caldeirão de sentimentos milimetricamente pensado, ou seja, uma mistura onde você sabe definir cada ingrediente. Cada pedaço de alma. Nota 10.

      Fica na história porque é a verdadeira essência de nossa arte. Tudo junto. Lembra o Pesqueira Secular (1980), onde cada autor escreve um tema. A inovação vem justamente com o design arrojado de Guima, as sátiras de Minervino Osório e a profundidade de poemas e versos. Uma verdadeira obra de arte.

      Veríssimo Walter dá um show de concisão, onde mostra-se gigante no que diz nas entrelinhas. Um leitor mais atento “identifica” com perfeição a mensagem do poeta.

      Enfim, a noite foi agradável por que, além de cada visitante notar que a Cultura de Pesqueira volta a ser digna da “Atenas do Sertão”, tão sonhada pelo Cardeal, leva para casa um retalho de cada autor. Isso é o mais contagiante. O leitor se vê numa vitrine, onde pode escolher seu autor de preferência ou levar, no atacado, 28 excelentes expressões.

      A SOPOESPES está de parabéns. Um desafio alcançado, uma coletânea rica e diversificada que, repito, fica na história cultural de Pesqueira. Os autores são: Andréa Galvão, Ângela Maria, Átila Frazão, Auzhê Freitas, Célio Guimarães, Edmilton Torres, Francisco Aquino, Genival Poeta, Gera Santana, João Bosco, João Capri, Juza, Lourdes Martinho, Margarida Maciel, Maria José Cordeiro, Maria Rita, Minervino Osório, Nilo Moraes, Núbia Cavalcanti, Oto Albuquerque, Raquel Brito, Rute Galvão, Valter Leal, Veríssimo Walter, Victor Rogério, Wagner Leal, Zélia Costa e Zuleide Siqueira.

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores

INTEGRANTES DA SOPOESPES SE REÚNEM UMA VEZ POR MÊS, NA BIBLIOTECA PÚBLICA.

      Várias autoridades e personalidades, escritores, poetas e poetisas estiveram presentes, como empresários, o sargento Hamilton do TG, a diretora do CSD Macirajara Freitas, que foi homenageada na ocasião, e dezenas de convidados.

      José Floriano Lopes (Zé da Funerária), José Florêncio, José Maria Torres, Eleno Barros e Ranilson estavam presentes. Nilo Moraes, também autor, representou a prefeita Maria José no evento. O Secretário Nanã também prestigiou o lançamento do livro.

      Ah, meu exemplar foi autografado por Andréa Galvão, Edmilton Torres, Genival Poeta, Zuleide Siqueira e Veríssimo Walter. Parabéns a todos.

SOPOESPES lança II Antologia com 28 autores

 

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados