Voltar ao topo

FLÁVIO J JARDIM - NOTÍCIA VERDADE

Virose da mosca ou apenas virose?

Virose da mosca ou apenas virose?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Virose da mosca ou apenas virose? Dos 137 atendimentos ontem no Hospital Dr. Lídio Paraíba, 62 pacientes se queixaram da “virose”.

       O Hospital Dr. Lídio Paraíba, em Pesqueira, registrou até a meia-noite deste domingo (10 de março), 137 atendimentos. Um número considerado normal não fosse as 62 pessoas que se queixavam dos mesmos sintomas: Dores estomacais, febre, vômito e diarreia.

Segundo médicos, a Doença Diarreica Aguda (DDA) — conhecida erroneamente como “virose da mosca”, deve ter sido a causa desses atendimentos. Náuseas, vômito, febre e dor de cabeça também podem ser sintomas de “virose”.

       Apesar da denominação popular, a doença não é transmitida pela mosca. O contágio da virose é através do contato interpessoal, seja ele direto ou indireto. Por isso, a principal forma de evitar a doença é com atenção aos hábitos saudáveis de higiene (lavar as mãos, os alimentos, utilizar álcool em gel etc.).

       “A virose também está ligada a pré-estação das chuvas. A grande maioria das DDAs é causada por vírus. No lixo, não tem nenhum vírus vivo porque as condições do lixo não permitem. Entretanto, naquele material, você encontra uma grande proliferação de bactérias”, explica um médico.

       Contudo, ele revela que as bactérias conseguem se proliferar no lixo, como por exemplo, nos restos de comida e fezes de cachorro presentes. “Quando a mosca pousa naquelas fezes, a bactéria vai aderir as patas da mosca. E se aquela mosca voar e pousar em alguma comida, a bactéria vai para o alimento, que fica contaminado. A bactéria vai se multiplicar, vai produzir toxinas, e as toxinas vão causar doença diarreica aguda”, complementa.

 

PREVENIR

 

       Em relação aos modos de evitar a DDA, higiene é a principal alternativa, porém, uma vacina auxilia os hábitos higiênicos na missão de proteger a população contra a “virose da mosca”. Porém, a DDA é causada por mais de um tipo de vírus — além das bactérias.

       Em relação ao tratamento, os médicos dizem que os pacientes devem tomar bastante líquido para se recuperar. Muito soro, muita água de coco, bem como o soro com sais de reidratação.

Publicado por
em

Deixe seu comentário Sua opinião é muito importante!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Linked In
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados