Quinta, 25 de abril de 2024 hh:mm:ss

CARNAVAL DE PESQUEIRA 2024 teve público recorde de 800 mil foliões e R$ 20 milhões injetados na economia do município, diz Prefeitura

‘O Maior e Melhor Carnaval de Todos os Tempos’ criou cerca de 4 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 12:23
Atualizado há 2 meses

PESQUEIRA (PE) – A Prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, divulgou na última sexta-feira (16) um balanço com os principais dados da folia 2024 na Terra dos Caiporas. De acordo com o levantamento, o município criou cerca de 4 mil postos de trabalhos, diretos e indiretos.

        A rede hoteleira ocupou 100% da sua ocupação e cerca de 800 mil pessoas passaram pela cidade nos 06 dias de folia. O município conseguiu injetar cerca de R$ 20 milhões na economia local. Além disso, a Prefeitura registrou 155 agremiações registradas entre blocos e troças.

        Em 2024, o Carnaval de Pesqueira homenageou Rozânio, diretor das Cambindas Velhas, agremiação com 115 anos de história e Patrimônio Cultural do estado de Pernambuco. Para esta edição, o tema escolhido foi “O Maior e Melhor Carnaval de Todos os Tempos”, que contou com 08 polos, que foram distribuídos na cidade e zona rural do município.

        O evento contou com o Front da Acessibilidade, que durante todos os dias de sua realização distribuiu lanche, guarda-chuva, água mineral, cadeira e protetores de ouvidos, além de disponibilizar uma van, que buscava e levava os inscritos em suas casas diariamente.

        Pela primeira vez, o Carnaval dos Caiporas recebeu intérpretes de libras, que deram um show de inclusão no ‘QG do Frevo’. Também foram realizadas ações de inclusão, contra o assédio e trabalho infantil.

AÇÕES DE SAÚDE

Com stand da saúde, uma equipe completa de enfermagem foi disponibilizada, onde estiveram médicos plantonistas no polo central, para não superlotar a UPA, bem como atendimento de psicólogo. Foram realizados ao todo, 148 atendimentos.

Já na UPA foram totalizados 789 atendimentos ao longo desses dias. Foram distribuídos 600 kits ressaca, milhares de garrafas de água mineral e mais de 23 mil preservativos foram entregues.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

Em colaboração com os órgãos de segurança pública do Estado, foram traçadas estratégias e foram mapeados pontos chaves para que a folia seja bela e a mais tranquila possível.

Assim como foi no ano passado, na edição deste ano do Carnaval dos Caiporas, a PM, Civil, Trânsito e outros órgãos montaram uma CENTRAL DE MONITORAMENTO para garantir mais segurança ao folião, que vem brincar a folia na Terra da Alegria.

Uma média de 88 câmeras estiveram espelhadas por vários polos, o número representa um avanço, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A iniciativa vista conquistar pelo segundo ano consecutivo o título de carnaval mais seguro de Pernambuco.

VISITA DO HOMEM DA MEIA NOITE

Os povos originários foram os grandes homenageados do Clube de Alegoria e Crítica: ‘O Homem da Meia-Noite’ em seu desfile no Sítio Histórico de Olinda, no carnaval de 2024.

O gigante reverenciou o povo Xukuru de Pesqueira. Com o tema “Terra Indígena”, o calunga foi ao interior do estado para vivenciar os valores de preservação, de coletividade e de respeito à ancestralidade, através da sabedoria dos povos originários.

Uma nação indígena formada por mais de dez mil integrantes no semiárido pernambucano, que remonta aos primeiros povos originários do nosso estado.

No dia 02 de fevereiro de 2024, o Homem da Meia-Noite completou 92 anos e a data foi celebrada no agreste pernambucano.

O Calunga foi até o Povo Xukuru do Ororubá, na cidade de Pesqueira, para receber a roupa que será usada no Carnaval do próximo ano.

Voltar ao topo