Sexta, 30 de outubro de 2020 hh:mm:ss

Cavaleiros dão último adeus e rendem homenagens a Minervino Osório, em Pesqueira

Sepultamento aconteceu hoje (14) pela manhã e foi acompanhado por um cortejo de cavaleiros. O centro da cidade parou para assistir ao funeral do ícone da cultura popular

Publicado em 14 de outubro de 2020 às 11:44
Atualizado há 2 semanas

       Mais de 50 cavalos e cavaleiros renderam as últimas homenagens a Minervino Osório, o criador do Casamento Matuto a Cavalo, que faleceu ontem (13), no Recife, aos 94 anos.

       O centro de Pesqueira parou para ver o cortejo fúnebre, que percorreu várias ruas e seguiu para uma “parada” na casa de Minervino, no bairro da Barriguda. Ao recitar abôio e tocar o berrante, a homenagem levou os presentes às lágrimas. Foi emocionante.

        O homem que passou praticamente toda sua vida organizando desfiles de cavaleiros pelas ruas de Pesqueira, recebeu uma homenagem peculiar e emocionante no enterro. Muitas pessoas vieram dos sítios montadas à cavalo para dar adeus ao grande Minervino.

       O corpo chegou ao município de Pesqueira, próximo à Santa, após às 9h. De lá, um enorme cortejo de cavaleiros, motos e carros seguiu o veículo mortuário, que vinha acompanhado de batedores. Nas ruas, o povo foi se juntando ao cortejo. A maioria estava de máscaras e o enterro, no entanto, foi resumido, devido à pandemia.

       O féretro foi se direcionando para o Prado, passou no centro da cidade e chegou até a Praça Dom José Lopes. Desceu a Baixa de São Sebastião e deu uma “parada” na casa de Minervino, onde dezenas de pessoas esperavam

       De lá, foi pela Paes Barreto e Praça da Rosa. Depois seguiu para o cemitério de Pesqueira, onde houve homenagens na entrada e buzinaço. O enterro de Minervino Osório causou comoção em toda a cidade.

       Nas redes sociais, milhares de mensagens: “Minervino Osório está levando a única coisa que interessa nesse seu mundo agora. O respeito de cada pesqueirense”, escreveu Ângela Carvalho, no Facebook. Outras mensagens foram publicadas no Instagram, Messenger e Twitter, além de dezenas de grupos de WhatsApp.

       A Cultura Popular e todos os movimentos e entidades ligadas às artes estão em luto. Minervino Osório criou o tradicional Casamento Matuto a Cavalo, que na véspera de São João reúne milhares de cavaleiros pelas ruas de Pesqueira.

Voltar ao topo