Segunda, 17 de janeiro de 2022 hh:mm:ss

COVID-19 E H3N2 | Venturosa, no Agreste de Pernambuco, dá exemplo no enfrentamento das duas doenças respiratórias

Secretaria de Saúde de Venturosa faz campanhas que vêm esclarecendo à população e tirando dúvidas importantes sobre a nova variante da Covid-19 e a H3N2

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 13:20
Atualizado há 4 dias

VENTUROSA (PE) – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Venturosa está trabalhando com afinco, está atenta e acompanha cenário epidemiológico de Pernambuco.

       A equipe vem dando respostas rápidas no enfrentamento e no monitoramento da pandemia de Covid-19, além da H3N2.

       Neste período de férias, foi um dos primeiros municípios do agreste de Pernambuco a lançar uma campanha para quem saiu de férias e volta ao município. “Foi curtir as férias e está de volta? Dirija-se a unidade de saúde mais próxima e faça o teste de covid-19. É uma forma de garantir sua segurança e de todos”, diz um post que foi amplamente divulgados nas redes sociais da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Venturosa.

REFORÇO E EM DIA COM A VACINA

       Em outra campanha, alerta toda a população para a dose de reforço. “Para as pessoas com mais de 55 anos e também as pessoas com doenças pré-existentes, a dose de reforço é crucial para aumentar a proteção e reduzir a chance de infecção e reinfecção”, informa a Saúde.

       Mas alerta que, “apesar disso, idosos que tomaram as duas primeiras doses ainda precisam tomar esta dose de reforço para ter uma proteção mais robusta contra a variante Ômicron”.

       E ensina que:

 Além da vacinação, você precisa se ligar nas regras sanitárias para evitar novas infecções respiratórias e a sobrecarga na rede de saúde. “Se você tiver qualquer sintoma de gripe, mesmo que muito leve, procure fazer o teste da Covid-19 e, independente do resultado, fazer o autoisolamento até o fim dos sintomas. Sabemos que depois de quase 2 anos de pandemia, muitos estejam cansados, mas o reforço dos cuidados é uma questão de proteção e respeito à vida”.

       A pandemia, infelizmente, ainda não acabou e os próximos dias podem ser muito graves. Por isso, cada atitude vai contar para conseguirmos salvar mais vidas e evitar o colapso da rede de saúde.

PREVENÇÃO CONJUNTA DA COVID-19 E INFLUENZA

       Em outra campanha, a Secretaria de Saúde anuncia que a prevenção é aliada importante contra a Influenza e a Covid-19.

       “Você já deve saber que tanto o novo coronavírus quanto o H3N2, responsável pela gripe, são transmitidos por meio de gotículas expelidas na fala, tosse, espirro e até mesmo na respiração. Essas partículas podem ficar suspensas no ar, especialmente em locais fechados e sem ventilação”.

       Na campanha, a Secretaria de Saúde de Venturosa diz “E como se prevenir?” e responde:

 Use máscaras, de preferência do tipo PFF2, bem presas ao rosto, cobrindo sempre do nariz a boca.

 Mantenha o distanciamento e evite aglomerações.

 Mantenha seus ambientes bem ventilados e arejados.

Higienize suas mãos constantemente.

Para mais detalhes, acesse www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

Voltar ao topo