Terça, 29 de setembro de 2020 hh:mm:ss

CSD NA QUARENTENA: UM EXEMPLO DE RESPEITO AO ISOLAMENTO SOCIAL E ADAPTAÇÃO AO ENSINO A DISTÂNCIA

O CSD, em Pesqueira, se reinventa e encontra soluções tecnológicas de ponta para continuar a fornecer uma ótima qualidade de ensino aos alunos

Publicado em 5 de maio de 2020 às 17:52
Atualizado há 5 meses

       Em março, devido à pandemia do Coronavírus, as escolas de Pesqueira foram forçadas a cessar suas aulas presenciais e os estudantes foram orientados a permanecer em casa.

       O MEC publicou uma portaria para permitir que escolas da educação básica substituíssem aulas presenciais por aulas a distância por um período de 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado.

       Com o fechamento das instituições, professores e estudantes do CSD encontraram novas formas de lecionar e aprender, o que está sendo um enorme desafio para quem se acostumou com salas de aulas “normais”.

       A adaptação é algo imperioso no momento e começa com os próprios profissionais de Educação. A direção do Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira, então, se debruçou durante dias em estudos, juntamente com seus professores, coordenadores e toda Família CSD, para encontrar uma forma de adaptar o ensino já desenvolvido no colégio à nova realidade da pandemia. Deu Certo.

       Toda a Família Dorotéia reinventou. Buscou entender o potencial dos recursos disponíveis, aprimorando soluções tecnológicas e ferramentas transformadoras, no objetivo de encurtar distâncias e levar aos alunos ensinamentos claros e objetivos, com a tradição e qualidade CSD.

ENSINO REMOTO

       Na manhã desta segunda-feira (04) foi iniciado o Projeto de Ensino Remoto do Colégio Santa Dorotéia, onde houve a participação de todos os segmentos da escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

       A plataforma escolhida e utilizada é o Google Classroom (sala de aula) acoplada ao aplicativo Meet, que permite a interação dos alunos com os colegas de sala e professor.

       Os primeiros resultados são surpreendentes e mostram que houve uma participação ativa dos alunos. Os estudantes aprovam a novidade.

       Além disso, os professores, coordenadores e direção do CSD estão prestando assistência aos pais e alunos por meio de vídeo-chamada, através de técnicos de Informática, ligações telefônicas e pelo aplicativo WhatsApp.        O CSD mostra mais uma vez que, aos 101 anos, se reinventa, se molda e encontra soluções tecnológicas de ponta para continuar a fornecer uma ótima qualidade de ensino, mesmo em nos tempos do coronavírus.

OUTRAS REPORTAGENS SERÃO PUBLICADAS COM MAIS FOTOS, NOVIDADES, PROFESSORES E OUTRAS TURMAS DO CSD.

Voltar ao topo