Quarta, 27 de janeiro de 2021 hh:mm:ss

Eleições 2020: Urnas eletrônicas de Poção e Pesqueira começam a ser preparadas

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Ezequiel Nunes, as urnas chegam no sábado. Pesqueira terá 154 urnas e Poção 29. Mais 10 urnas eletrônicas de contingência e 10 urnas de lona

Publicado em 9 de novembro de 2020 às 12:20
Atualizado há 3 meses

       O Cartório Eleitoral da 55ª seção, que abrange os municípios de Pesqueira e Poção, se organiza em ritmo acelerado para as Eleições 2020, que será neste domingo, dia 15 de novembro. Em Pesqueira, serão 154 urnas. Já em Poção, são 29.  

       Segundo o chefe do cartório da 55ª Zona Eleitoral, Ezequiel Nunes, as urnas começaram a ser preparadas hoje (09) na sede do Polo 8, em Arcoverde, e devem chegar no sábado (14). 

       Além do teste das urnas, uma equipe trabalhará para garantir todos os cuidados sanitários, em decorrência da pandemia da Covid-19. A advertência é que “Todos os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois de usar a urna. O equipamento não pode ser constantemente limpo com álcool para não danificar o sistema ou afetar alguma placa, mas todos os cuidados serão tomados”, explica. 

PREPARATIVOS 

       Pesqueira conta com um dos maiores colégios eleitorais do Agreste, com 49. 337 eleitores aptos a votar. Ao todo, são 154 urnas no município. Em Poção são 10. 124 eleitores que vão votar em 29 urnas, espalhadas pelo município.

       De acordo com as informações fornecidas por Ezequiel Nunes, os mesários e administradores de prédio deveram apresentarem-se com 1 hora de antecedência, ou seja, às 6 da manhã, no domingo dia 15. Em razão da pandemia, ano o pleito foi antecipado em 1 hora.

       “Lembrando que para os mesários e administradores de prédio a partir de hoje (segunda, 09) já podem vim pegar seus respectivos materiais de eleições”, completou Ezequiel.

       Nesse caso, são para quem for da zona urbana de pesqueira. “Os demais, da área rural, providenciaremos a entrega dos materiais”, explicou, acrescentando que “Este ano o valor do auxílio será de R$ 40 reais”.

       Sobre a votação, ele disse que as urnas serão distribuídas para o Cartório Eleitoral no sábado. No dia da votação, o eleitor deve comparecer com máscara, caneta, documento de identidade e o título de eleitor. “Caso tenha perdido o título, o eleitor poderá0 votar só com a identidade”.

       Na hora do voto, o eleitor deve apresentar o documento ao mesário com 1 metro de distância e observar a distância também de 1 metro na fila.

       O chefe do cartório eleitoral avisa ainda que “os administradores de prédio devem comparecer em seus respectivos locais de votação no sábado, dia 14, que antecede o pleito, às 6 da manhã, para dar acesso aos técnicos de urna e aos entregadores das urnas”.       

Finalizando, Ezequiel Nunes desejou a todos os envolvidos no pleito municipal de 2020, aos eleitores, colaboradores, candidatos e aos integrantes da Imprensa uma boa eleição.

Voltar ao topo