Sábado, 04 de dezembro de 2021 hh:mm:ss

EM PESQUEIRA | MORRE O MÉDICO DR. NIEL BORBA. O HOMEM QUE SONHOU UMA MEDICINA DE QUALIDADE PARA TODOS

Médico renomado, ex-proprietário da Casa de Saúde São José, morreu hoje (06 de agosto), no Recife. Centenas de mensagens são postadas nas redes sociais

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 21:58
Atualizado há 4 meses

PESQUEIRA (PE) – Um dos mais renomados médicos de Pesqueira, cidade do Agreste de Pernambuco, um empresário arrojado e inovador que sonhou em uma medicina de qualidade para todos.

      Assim era visto o médico Niel Borba de Carvalho, que faleceu aos 69 anos, nesta sexta-feira, o6 de agosto, no Hospital Português, no Recife.

      “A sua partida para a vida eterna ocorreu hoje (06/08/2021), às 13:30, no Hospital Português, Recife-PE, onde se encontrava internado há alguns dias”, informou nota do falecimento.

      “Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus possa confortar a sua família e os amigos”, disse um blog da cidade.

      Centenas de mensagens foram publicadas nas redes sociais: “Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com este médico humanista e empresário visionário, que será sempre lembrado pelo seu profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e os conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso querido Dr. Niel já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão”, escreveu o Pesqueira Fuxico.

ENTREVISTA

      Numa entrevista ocorrida nos anos 90, feita por mim, Dr. Niel Borba disse que a Casa de Saúde São José era “um espaço para disponibilizar Saúde para todos”.

      Dr. Niel era casado com a Tânia França de Carvalho (da tradicional Família Amaral França). Pai de três filhas, Erika, Renata, Caroline (as duas primeiras também são médicas) que residem no Sul do País.

      O Médico era formado desde 1974 pela Universidade Federal de Pernambuco. “Como empresário, ele foi proprietário de um complexo de medicina, no qual ajudou a dinamizar a medicina no interior e onde muitos profissionais da Saúde puderam ingressar em suas profissões e servir a muita gente de Pesqueira e de várias outras cidades do Agreste e do Sertão, inclusive, de cidades da Paraíba”, escreveu o blog.

      Outros investimentos, segundo o texto, ele tinha eram voltados à área da Pecuária, uma das suas paixões, a criação de Gado pardo suíço. Foi idealizador também de uma usina de beneficiamento de leite. O sepultamento ainda não foi informado.

Voltar ao topo