Domingo, 21 de abril de 2024 hh:mm:ss

EXÉRCITO | TG Pesqueira realiza solenidade para comemorar o Dia do Soldado

25 de agosto marca o nascimento do Duque de Caxias, Patrono do Exército

Publicado em 23 de agosto de 2023 às 21:12
Atualizado há 8 meses

PESQUEIRA (PE) – O Tiro de Guerra de Pesqueira-PE (TG 07-006) realizará, nesta sexta-feira (25 de agosto), a partir das 19h30, em sua sede, a solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. Na ocasião, haverá uma formatura com os atiradores, com o intuito de valorizar a profissão militar. O evento ainda contará com a presença dos membros da Associação dos Reservista de Pesqueira (ARP), bem como de demais autoridades civis e militares da cidade de Pesqueira e do Estado de Pernambuco.

Neste ano, o Exército Brasileiro (EB) adotou como lema a frase: “Soldado: valor, sacrifício, dedicação”. O Dia do Soldado homenageia o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, em 25 de agosto de 1803, o Duque de Caxias, patrono do Exército. Inspirados na figura do patrono do Exército, todos os anos, no dia 25 de agosto, soldados homens e mulheres do Exército Brasileiro comemoram a data por todo o país.

SOBRE O TG DE PESQUEIRA

       A instituição conta, atualmente, com 45 militares matriculados que prestam o serviço militar obrigatório. Criado pela Portaria Ministerial nº 8.741, de 03 de fevereiro de 1945, o Tiro de Guerra de Pesqueira completou 78 anos. O funcionamento do TG 07-006 está amparado no Acordo de Cooperação nº 19-7ª RM-002-00, celebrado entre o Comando da 7ª Região Militar e o Município de Pesqueira, possui vigência de 28 de março de 2019 a 28 de março de 2024 e está publicado no Diário Oficial da União nº 65, de 4 de abril de 2019.

De acordo com o EB, os Tiros de Guerra (TG) são uma experiência bem sucedida entre o Exército Brasileiro e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e pelos milhares de cidadãos brasileiros que ingressam nas fileiras da força terrestre anualmente. Essa parceria perene e edificante, juridicamente celebrada por intermédio de convênios, está enraizada na história e na formação do povo brasileiro há mais de 110 anos e tem profundas ramificações na sociedade na qual está inserido.

Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial. Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar.

PERFIL DO CHEFE DE INSTRUÇÃO DO TG 07-006

       Erik Pereira da Silva é Primeiro Sargento de Engenharia do Exército Brasileiro. É natural de Guadalupe-PI. Incorporou às fileiras do Exército em março de 2003, na Escola de Sargento dos Armas (ESA), sediada em Três Corações (MG). Serviu nas seguintes guarnições: Rio Branco-AC, Picos-PI, Rio de Janeiro-RJ, Natal-RN e agora em Pesqueira-PE, onde, desde janeiro de 2023, desempenha a função de Chefe do Tiro de Guerra 07-006.

Possui os seguintes Cursos e Estágios na área militar: Estágio de Adaptação a Selva, Estágio Geral de Comunicação Social, Estágio Setorial para Chefes de Instrução e Instrutores, Curso Básico de Inteligência Militar e Curso de Operadores de Aeronaves Não Tripuladas.

É Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá, e pós-graduação em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar pela Unyleya e, atualmente, está cursando Licenciatura em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco no Polo da cidade de Pesqueira.

Serviço:

Solenidade em Comemoração ao Dia do Soldado

Data: 25 de Agosto de 2023 (sexta-feira)

Hora: 19h30

Local: Tiro de Guerra de Pesqueira

Fonte: TG 07-006

Fotos: Reprodução

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (Link nos stories).

Voltar ao topo