Quarta, 28 de outubro de 2020 hh:mm:ss

Gleybson Neves: A Voz e a Vez da Agricultura Familiar em Pernambuco

Um breve balanço das ações do pesqueirense Gleybson Neves à frente da Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar de Pernambuco

Publicado em 16 de julho de 2020 às 18:40
Atualizado há 3 meses
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER O JORNAL COMPLETO EM PDF LEVE

       O pesqueirense Gleybson Neves, conhecido também em nosso município como Gleybson do Sindicato, assumiu a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF) do Governo de Pernambuco no início de 2019. A SEAF está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado, que tem à frente o secretário Dílson Peixoto.

       Passados cerca de 1 ano e meio após a posse de Gleybson Neves como secretário-executivo, o site o procurou para que ele apresentasse um pouco do que foi feito em sua gestão à frente da SEAF.

       Gleybson nos contou inicialmente sobre a missão do órgão comandado por ele: “A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar – SEAF tem como objetivo fortalecer as atividades relacionadas à Agricultura Familiar no Estado de Pernambuco”.

       Gleybson destacou quatro programas que estão sendo executados por sua gestão e que tem contribuído para o cumprimento da missão da Secretaria. O Pernambuco Mais Produtivo, PROINF, o Garantia – Safra e o Programa de Peixamento de Barragens e Açudes.

       O Programa Pernambuco Mais Produtivo visa garantir a infraestrutura hídrica para a produção de alimentos pelos agricultores familiares de Pernambuco.

       A ação já garantiu em todo o estado de Pernambuco a construção de 22 630 cisternas de placas do tipo calçadão, com capacidade de armazenamento de 52.000 litros de água cada uma. Foram construídos também para os agricultores e agricultoras familiares 49 tanques de pedra e 389 abrigos de armazenamento.

       O PROINF – Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais tem contribuído para a qualificação de processos produtivos e econômicos da Agricultura Familiar nos Territórios Rurais, bem como o apoio para execução de emendas parlamentares, através do apoio a diversos projetos apresentados por entidades de apoio da Agricultura Familiar, associações rurais e sindicatos.

       O Programa Garantia – Safra no Estado de Pernambuco, onde a SEAF tem o papel de coordenação e apoio à execução do programa no estado. E na safra 2018/2019 o programa foi garantido para 61 municípios do semiárido pernambucano.

       Graças à ação da SEAF, várias solicitações de revisão foram enviadas à coordenação nacional do Programa, o que resultou no aumento de 39 para 61 municípios contemplados. “Assim, até o fim do mês de julho, terão sido liberados mais de 63 milhões de reais para os agricultores e agricultoras familiares incluídos no programa, beneficiando diretamente 75.025 famílias em todo o estado”, destacou Gleybson.

       Já o Programa de Peixamento de Barragens e Açudes do Estado de Pernambuco é uma ação permanente da SEAF/DAS, que visa garantir geração de renda e segurança alimentar para a população rural do estado.

       O programa, segundo Gleybson, já distribuiu cerca de 2,5 milhões de alevinos ao longo de sua existência. Somente em 2019, foram distribuídos cerca de 180 mil alevinos de tilápia, tambaqui e carpa. O programa também tem uma preocupação com a sustentabilidade econômica e ambiental, por isso também oferece cursos de capacitação sobre piscicultura e sustentabilidade ambiental para as comunidades rurais.

       Gleybson ressalta que “tem sido um grande desafio estar à frente da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Pernambuco, especialmente nesse período econômico difícil em que vive o país”, mas que “a experiência no movimento sindical, onde cheguei a ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pesqueira, o tem ajudado a cumprir esse desafio, inclusive no diálogo permanente que sua gestão na secretaria tem realizado com os movimentos sociais do campo para o desenvolvimento das ações”.

Voltar ao topo