Quinta, 03 de dezembro de 2020 hh:mm:ss

Google for Education vai revolucionar a Educação em Pesqueira

O Google for Education foi apresentado em Live para professores de Pesqueira e a plataforma já é uma realidade na Rede Municipal de Ensino. O gigante universo Google chega aos alunos e professores do município

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 10:06
Atualizado há 1 mês

       “Proporcionar às escolas, gestores, coordenadores, professores e, principalmente, aos estudantes da rede, maior acessibilidade aos recursos de uma Plataforma digital de forma totalmente gratuita”.

       A meta acima explica muito bem o objetivo do Google for Education, plataforma educacional que foi apresentada aos profissionais de Educação da Rede Municipal de Pesqueira, ontem (27 de outubro), através de uma Live.

       O encontro foi considerado altamente positivo e, na ocasião, foram apresentadas todas as possibilidades das ferramentas do Google para serem utilizadas em sala de aula.

       O Google for Education é uma ferramenta gigantesca para potencializar a relação entre professores e alunos, que vai desde a colaboração à aprendizagem. O projeto da plataforma, segundo a professora Selma Souza, que atua como coordenadora junto à empresa GetEdu, vai levar a tecnologia para dentro da sala de aula. A ferramenta é essencial para o século e para o chamado “Novo Normal”, trazido pela pandemia do Novo Coronavírus.  

       O evento contou ainda com a participação dos gestores técnicos da GetEdu, empresa que prestará serviços de suporte técnico e formação continuada, e muitos integrantes da Educação Municipal. A Secretária de Educação, Cleide Oliveira, acompanha de perto todo o processo de implantação do GetEdu, desde junho.

       Os professores avaliaram a Live de apresentação como “um evento histórico”, porque marca o lançamento do Google for Education para os educadores da Rede Municipal de Pesqueira, que vão atuar como multiplicadores da cultura digital dentro das salas de aulas.

       “A tecnologia dentro das escolas públicas representa uma transformação na educação de Pesqueira. As ferramentas do Google são utilizadas em todo o mundo e, agora, vão fazer parte do cotidiano dos alunos de Pesqueira, traduzindo em um salto na melhoria da qualidade do ensino do município”.

       Inicialmente, 20 escolas maiores já foram ensaladas, ou seja, incorporadas à plataforma digital. Essas 20 escolas ficam na área urbana e nos distritos. Gradualmente todas as unidades escolares serão integradas. A Rede Municipal de Ensino (justiça seja feita) conta com excelentes educadores, que sempre tiveram ótimo projetos pedagógicos inovadores. A introdução da ferramenta vai oportunizar aos professores ampliar seus métodos de ensino e colocá-los em prática, aumentando a aprendizado aos alunos.

       Segundo Selma Souza, o GetEdu traz um mundo de possibilidades para alunos e professores. Os benefícios são gigantes onde os alunos terão maior autonomia na construção do conhecimento, com recursos que facilitam a aprendizagem. Além disso, vão ter a oportunidade de ampliar suas pesquisas e criação. Os professores já estão se ambientando a todos os conteúdos do Google e as aulas serão mais dinâmicas e interativas.

       “O lançamento da Plataforma Google for Education, junto a Empresa GetEdu, marcou todo o processo de ensalamento das escolas da rede, onde professores, gestores, coordenador e estudantes vão ter suas contas Google”, informou Selma, acrescentando que as Contas GMAIL têm armazenamento limitado.

       Esta é uma ação iniciada desde junho 2020, quando houve a retomada das aulas da forma remota e aconteceu uma formação preliminar no uso dos recursos do Google Ecossistema.

       “Agora estamos no Google For Education, em parceria na Formação Continuada, com a Empresa GetEdu, que fez todo trabalho técnico e pedagógico de implantação das contas de e-mail e abertura das salas de aula Google Classroom, para dar maior suporte ao ensino remoto”, explica.

       As salas de aula permanecerão como ensino híbrido no ano letivo 2021. A Plataforma Google disponibilizou, além das contas de Gmail, dois sites onde os estudantes e professores terão todas as informações sobre as suas contas e salas de aulas. Podem ainda postar todo o material produzido no ensino remoto, de forma ilimitada.       

A Plataforma Google For Education já é uma realidade na Rede Municipal de Ensino de Pesqueira e traz euforia para professores e alunos.

Voltar ao topo