Segunda, 28 de setembro de 2020 hh:mm:ss

IFPE – PESQUEIRA DOA EPI’S PARA O HOSPITAL MUNICIPAL LÍDIO PARAÍBA

O instituto doou mais de 12.000 itens ao hospital para o enfrentamento ao coronavírus

Publicado em 3 de abril de 2020 às 18:01
Atualizado há 6 meses

O Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira vem reforçando o combate à COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na região do agreste pernambucano. Nesse esforço, o IFPE – Pesqueira doou ao Hospital Municipal Lídio Paraíba, mais de 10.000 itens de equipamentos de proteção individual – EPI.

Entre os materiais doados (confira lista completo no fim da matéria), estão toucas, luvas de procedimento e luvas estéreis, máscaras, sapatilhas descartáveis e aventais. O material seria utilizado pelos estudantes de Enfermagem para atividades práticas e pelo consultório odontológico do campus.

O professor do Curso de Enfermagem do IFPE – Pesqueira, Nelson Galindo, coordenou a doação dos materiais. “Nós acompanhamos de perto a angústia de todos os hospitais de região, inclusive da capital Recife, para conseguir adquirir equipamentos de proteção individual e compreendendo que o pico epidemiológico ainda está por vir e que não há tempo hábil para se adquirir de maneira formal os equipamentos por parte do município, houve o contato com a direção do campus e conseguimos recrutar muitos materiais do almoxarifado e do consultório odontológico”, explica Galindo.

Esta foi a segunda doação de EPI’s feita pelo IFPE – Pesqueira ao Hospital Lídio Paraíba. A primeira, feita no mês de março, totalizou 1600 itens, entre aventais, luvas e toucas descartáveis. Com a nova doação, o total de equipamentos doados pelo instituto ao hospital passa dos 12.000 itens. Um alívio para a unidade que é referência na região. “Esse hospital municipal atende toda a microrregião. Os pacientes vindos das cidades circunvizinhas são atendidos primeiro lá para depois serem encaminhados para hospitais de grande porte. Por isso, a gente aguarda uma elevação de demanda com o coronavírus e automaticamente serão necessários mais EPI’’s. Por isso essa segunda doação”, pontua Galindo.

IFPE – Pesqueira no Comitê de Respostas Rápidas

Além das doações de EPI’s, o IFPE também integra o Comitê de Respostas Rápidas ao Coronavírus (COVID-19). O grupo foi criado pela Prefeitura de Pesqueira com o objetivo de traçar estratégias de prevenção e combate à doença no município. O IFPE – Pesqueira é representado no comitê pelos professores do Curso de Enfermagem, Nelson Galindo e Ana Carla Alexandre.

Entre as atribuições dos professores no comitê estão o treinamento de profissionais responsáveis pela orientação sobre o distanciamento social, como policiais e bombeiros, a orientação de responsáveis por bancos e supermercados (considerados serviços essenciais) sobre os cuidados que devem ter para evitar a disseminação da doença e o planejamento do fluxo de atendimento ao paciente com Covid-19, como preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Equipamentos doados:

MATERIAIS DO ALMOXARIFADO:

 – Máscaras cirúrgicas: 35 caixas, com 100 unidades cada.

-Toucas: 60 caixas, com 100 unidades cada.

-Avental descartável: 100 caixas, com 10 unidades cada.

-Propé/sapatilha: 16 caixas, com 100 unidades cada.

-Luva estéril tamanho 7,0: 1 caixa, com 50 pares.

-Luva estéril tamanho 7,5: 18 caixas, com 50 pares cada.

-Luva estéril tamanho 8,0: 2 caixas, com 50 pares cada.

-Luva de procedimento tamanho P: 10 caixas, com 100 unidades cada.

-Luva de procedimento Tamanho M: 10 caixas, com 100 unidades cada.

-Luva vinil Tamanho M: 3 caixas, com 100 unidades cada.

-Luva de procedimento tamanho G: 5 caixas, com 100 unidades cada.

 MATERIAIS DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO:

 -06 caixas de máscara cirúrgica;

-03 pact de touca descartável;

-40 caixas de luva de procedimento PP;

-10 caixas de luva de procedimento P.

TEXTO: Jadir Souza

Jornalista – IFPE Campus Pesqueira DRT 5461/PE

Voltar ao topo