Domingo, 21 de abril de 2024 hh:mm:ss

NOTA | Prefeitura de Pesqueira disponibiliza dados dos gastos utilizados na estrutura do Festival da Renascença 2023

A Prefeitura de Pesqueira divulgou nesta segunda-feira (11) os gastos aplicados na estrutura do Festival da Renascença 2023. As informações podem ser encontradas de forma pública, em planilhas, que serão disponibilizadas ao fim desta matéria.

Publicado em 11 de setembro de 2023 às 20:10
Atualizado há 7 meses

PESQUEIRA (PE) – A divulgação dos dados acontece em caráter público, e a apresentação é um processo previsto em lei. Segundo a assessoria de imprensa do município, foram gastos R$ 313.468,23, que referem-se à estrutura sendo: palco grande, som grande, palco médio, som médio, som pequeno (delay), pavilhão, gerador, banheiro especial, camarim, passarela em T, disciplinador, banheiros, fechamento, estandes e pórticos. 

Através de nota, a Prefeitura também destaca que os gastos apresentados não foram contestados pelos órgãos de controle, sendo eles: Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Poder Judiciário.

Sobre o camarote, a empresa responsável pela licitação também paga para utilizar a estrutura do órgão público. Já sobre os custos com alimentação, esses valores referem às refeições dos profissionais de limpeza, segurança, policiais e profissionais de saúde, e não dos camarotes como está sendo veiculados em órgãos de imprensa.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Fabrício Luna, não há como mensurar o gasto do município com o determinado evento pelas publicações anteriormente divulgadas por determinados órgãos de imprensa, visto que, o fiscal do contrato fez a análise dos serviços prestados, conforme as empresas contratadas prestaram o serviço.

SOBRE O FESTIVAL

       Em uma semana de realização, a Prefeitura de Pesqueira entregou um Festival completo, em todos os âmbitos e setores. Foram ofertadas de forma gratuita oficinas de formação, polos da Agricultura Familiar, Multicultural, Arte e Renda, Desfile da Renda Renascença, e um Palco Principal, que valorizou o artista local e suas potencialidades.

A festa também deu um show de acessibilidade, trazendo intérpretes de libras, durante todos os dias de espetáculo, além de um lounge organizado para todas as idades e cores, e também proporcionou uma transmissão de qualidade pela internet.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“A Prefeitura Municipal de Pesqueira vem por meio desta nota, esclarecer a toda população de Pesqueira, a verdade sobre as planilhas, vídeos e informações divulgadas pela TV Pesqueira nas datas de 06 e 07 de setembro do corrente ano.

Primeiramente cabe esclarecer que as referidas planilhas parecem ser resultado de Pesquisa do veículo de comunicação aos portais de divulgação do município, tais como “Diário Oficial”, “Portal da Transparência” ou “Portal Tome Contas”, e se referem às publicações dos resultados finais de algumas licitações concretizadas pela Prefeitura.

Porém, é de extrema importância esclarecer que a divulgação dos respectivos resultados não corresponde de forma nenhuma com qualquer gasto porventura relacionado ao Festival da Renascença.

Na verdade, tal divulgação faz parte de uma das etapas no processo de aquisição de bens e serviços a que todo ente público é, por lei, submetido, se tiver a intenção de contratar com empresas privadas.

Logo após a finalização do processo licitatório ocorre o chamamento da empresa vencedora para formalizar a contratação com o Município, quando então o município está apto a realizar transações comerciais nos termos divulgados durante o processo licitatório.

Desta forma, não há como mensurar o gasto do Município com um determinado evento pelas publicações que a TV Pesqueira usou como base, e qualquer tentativa nesse sentido não passa de uma tentativa de enganar a população, apostando na ignorância do povo para gerar revolta contra os gestores municipais.

A TV Pesqueira vai mais longe! Aposta também na desmoralização dos órgãos de controle e de fiscalização, e até mesmo do poder judiciário.

Ora, um sinal de que não há qualquer irregularidade no Evento recentemente realizado pela Prefeitura de Pesqueira é justamente a aquiescência do Tribunal de Contas, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, todos órgãos atuantes e diligentes e que jamais deixariam de atuar num caso concreto se nele encontrassem quaisquer indícios de irregularidade!

Acontece que a atual gestão da Prefeitura de Pesqueira não pensa como pensa a oposição. Temos consciência da sabedoria do povo, que muitas vezes não conhecem termos técnicos, mas tem capacidade de julgar o caráter de quem se apresenta como solução. Temos respeito e consciência da competência e diligência das pessoas que estão à frente dos órgãos de fiscalização e controle que têm jurisdição no Município de Pesqueira e nunca nos furtamos de prestar quaisquer esclarecimentos que tais órgãos julgaram necessários.

Por fim, é importante mencionar que discordamos da opinião dos profissionais que fazem a TV

Pesqueira, não acreditamos que fizemos um “Festival Porcaria”.

Acreditamos que entregamos à população o melhor Festival que o Município poderia, com responsabilidade financeira, entregar. Valorizamos os artistas, artesãos, produtores de moda e conteúdo, e agricultores locais, que por sinal, são o povo, o ouro da nossa cidade. Acreditamos que entregamos um festival organizado, pacífico, com acessibilidade e diverso.

Teve festa, teve agricultura familiar, teve feirinha de artesanato, teve gastronomia, teve oficinas e teve muito mais. E, se Deus quiser, ano que vem tem mais!

Num último esclarecimento, informamos que não recebemos até o momento qualquer pedido formal de informação sobre os gastos, mas que todos os gastos da prefeitura, centavo por centavo, são divulgados nos portais como manda a Legislação, legislação que essa gestão cumpre e respeita.

Porém, como de costume, atendemos os pedidos de informação de qualquer cidadão, e neste sentido, seguem os GASTOS REAIS com a Festa da Renascença, para análise da POPULAÇÃO:”

VEJA OS GASTOS

Obs. Nota e informações fornecidas integralmente e de responsabilidade da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pesqueira.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (Link nos stories).

Voltar ao topo