Sociedade

LAJEDO | MORRE O PREFEITO. Uma cidade em extrema comoção. Município sepulta seu líder maior

Cidade está em luto profundo desde ontem quando o prefeito Adelmo Duarte sofreu um infarto e morreu. Hoje (17), toda a cidade assistiu ao velório e o sepultamento

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 17 de junho de 2021, 08h48

LAJEDO | MORRE O PREFEITO. Uma cidade em extrema comoção. Município sepulta seu líder maior
https://youtu.be/oE8vnkrcGMM

LAJEDO – Uma cidade em choque. Em luto extremo. Muitos demoraram a acreditar, mas logo a informação foi confirmada que o prefeito Adelmo Duarte (PSD), que ia completar 71 anos do próximo dia 20, morreu ontem (16 de junho) no final da manhã.

       Ele estava numa reunião com três pessoas quando passou mal e o SAMU foi acionado, fez os primeiros atendimentos, mas ele não resistiu. A cidade do agreste de Pernambuco chora a perda de seu líder maior, carinhosamente chamado de “Fuscão Preto”.

       Ainda ontem, o governador Paulo Câmara, vários prefeitos de todo o interior de Pernambuco, deputados federais e deputados estaduais lamentaram a morte de Adelmo Duarte.

       "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do prefeito Adelmo Duarte, que cumpria seu terceiro mandato à frente da cidade de Lajedo. Ex-vereador e ex-deputado estadual por duas legislaturas, Adelmo tinha raízes fincadas no movimento social do campo, de onde jamais descuidou ao longo de toda a sua trajetória política. Quero manifestar minha solidariedade e pesar a todos os seus familiares e amigos, e também ao povo de Lajedo", diz a nota.

COMOÇÃO E REPERCUSSÃO

       O velório do prefeito Adelmo Duarte Ribeiro foi iniciado por volta das 7h e permanecer na Quadra do Colégio Normal até às 10h, quando o corpo seguiu para o sepultamento no Cemitério Santo Inácio.

       Logo que a morte foi confirmada pela própria prefeitura da cidade, um luto profundo pairou sob Lajedo. "Lajedo perde seu filho mais ilustre. Adelmo desde muito pequeno já pensava numa Lajedo grande. Uma Lajedo que ele carregava no peito por onde foi. Vereador, Prefeito, Deputado e novamente Gestor de Lajedo que teve atuações incomparáveis para o desenvolvimento deste município, onde ele nasceu e viveu", dizia a nota oficial, publicada nas redes sociais.

       Com longa trajetória política ligada à cidade de Lajedo, Adelmo Duarte militou em diversas cooperativas rurais e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajedo na juventude. Em 1978, aos 28 anos, foi eleito vereador na cidade.

       Quatro anos depois, em 1982, venceu a primeira eleição para prefeito de Lajedo, e em 1992 foi reeleito. Em 2002, foi eleito deputado estadual em Pernambuco e renovou a cadeira na Assembleia para um segundo mandato.

ELEIÇÕES

       As eleições do ano passado foram marcadas por pressão e muita emoção. Adelmo venceu com 11.600 votos (49,04%). A prefeitura de Lajedo decretou luto oficial de 7 dias.

       A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lamentou profundamente a morte do prefeito de Lajedo, Adelmo Duarte. “Adelmo prestou relevantes serviços ao povo de Lajedo e ao povo pernambucano. Pedimos a Deus que conforte seus familiares, amigos e a população de Lajedo", diz a nota da Amupe. 

HOMENAGENS

       Nas redes sociais, grupos de WhatsApp, Facebook e Instagran muitas mensagens de dor e comoção.

“O Fuscão Preto Silenciou!”

       O silêncio do Fuscão Preto hoje ecoa em nossos corações com lembranças de um homem guerreiro, honesto, humilde, cheio de sonhos para o nosso povo!

       Um político que ensinou a muitos políticos como ser político de verdade. Para nós lajedenses é uma grande perda, hoje muitos de nós estamos nos sentindo órfãos, órfãos de um homem que lutava por nós, que brigava por nós, que sonhava junto conosco!

       O Fuscão Preto Silenciou, mas nós estamos aqui, e vamos continuar seu legado, seus sonhos, seus desejos, suas vontades de uma Lajedo melhor para seu povo. Um povo bravo, guerreiro que faz do sofrimento energia para lutar, crescer e vencer!

       Obrigado Adelmo Duarte por ter sido exemplo de honra, honestidade, humildade e caráter, hoje sua trajetória chegou ao fim, mas sua história não, sua luta ainda continuará, nós lajedenses aprendemos com você, que é preciso lutar, brigar, para vencer!

       Hoje muitos choram seu silencio, mas Deus em sua infinita sabedoria sabe o que faz! Nós hoje estamos tristes, com corações apertados e angustiados, mas levantaremos a cabeça e seguiremos na sua luta!

       Obrigado Adelmo Duarte, obrigado por seus mais de 50 anos de vida pública em busca de uma vida melhor para esse povo sofrido do nosso agreste pernambucano, obrigado por sua dedicação, carinho e atenção com seu povo.

Vá em Paz!

Vai na certeza de que você fez, e vai continuar fazendo história!

Que Deus lhe receba de braços abertos!

“Adeus meu querido Fuscão!”

       “Um dia alguém haverá de escrever a nossa história e nela haverá uma página dedicada a esse “neguim”.

       Jamais alguém poderia prever que esse desengonçado matuto da Jureminha conseguisse fazer na vida tudo que ele fez.

       Prefeito por três mandatos, deputado, vereador nada disso foi mais importante do que as suas duas maiores construções: sua família e seus amigos.

       Defensor ardoroso da nossa terra enfrentou as mais diversas batalhas e ganhou quase todas, perdeu a de hoje.

       Vai com Deus meu amigo. Que de onde estiveres continues olhando para este torrão que tanto amastes.

       Um fraterno abraço em todos os seus filhos, netos e familiares que aqui ficarão torcendo para que tenhas a verdadeira paz”.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também