Sociedade

RENDEIRAS | Projeto “Nas Mãos das Rendeiras” é exemplo de compromisso social em Pesqueira

Projeto beneficia 300 rendeiras, resgata e valoriza a tradição da confecção de renda renascença em Pesqueira. Rendeiras que também são usuárias do Bolsa Família dos bairros e dos distritos de Papagaio, Salobro e Vila de Cimbres, além do povoado de Beira-Mar integram a ação

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em

RENDEIRAS | Projeto “Nas Mãos das Rendeiras” é exemplo de compromisso social em Pesqueira
https://youtu.be/sxn-Nf5QNDA

       PESQUEIRA - Valorizar e estimular a produção da renda renascença, além de gerar emprego e um complemento para o orçamento doméstico de rendeiras e usuárias do bolsa família.

       Esse é o objetivo do Projeto “Nas Mãos das Rendeiras”, criado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da prefeitura de Pesqueira, município do agreste de Pernambuco a 214 quilômetros do Recife.

       Desde que assumiu a gestão, o prefeito Sebastião Leite, Bal de Mimoso, disse que tinha a intenção de lançar um programa desse porte. Segundo o Secretário de Assistência Social e Cidadania, Samuel Dinho, 300 rendeiras dos bairros e de distritos do município vão participar do projeto.

       “Nas Mãos das Rendeiras” também vai valorizar e resgatar a tradição da confecção da renda renascença, artesanato e moda produzido no agreste de Pernambuco a mais de 90 anos.

       Ao todo, 300 rendeiras dos bairros da cidade e dos distritos de Papagaio, Salobro e Vila de Cimbres, além do povoado de Beira-Mar (todos na área rural), vão participar de oficinas de Aperfeiçoamento, Geração de Emprego e Qualificação das Técnicas de Produção.

Além disso, um estande de vendas já está pré-agendado para expor as peças das rendeiras na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que tem previsão de ocorrer entre os dias 7 e 18 de julho de 2021.

“Queremos resgatar a história da vida das rendeiras. O projeto ‘Nas Mãos das Rendeiras’ é um compromisso social com a população de Pesqueira”, destacou Samuel Dinho, secretário de Assistência Social e Cidadania da prefeitura de Pesqueira.  

O programa, segundo ele, visa também integrar artesãs ou artesãos que desejem se qualificar para o mercado de trabalho.

       “Pesqueira é conhecida como a Terra do Doce, da Graça e da Renda, pela produção de renda-renascença, e queremos melhorar a renda financeira das pessoas que produzem o artesanato”, frisou Dinho.

       Pesqueira também detém um número considerado de indígenas do Nordeste e muitas pessoas que moram na área rural sobrevivem da produção da renda-renascença. “Por isso temos um olhar diferenciado para as famílias da Vila de Cimbres, mas o projeto contempla todo o município”, revelou o secretário.

       “O ‘Nas Mãos das Rendeiras’ resgata a cultura, vai gerar renda e emprego para as pessoas, além de reafirmar a tradição muito forte da renascença”, disse Samuel Dinho.

 TRADIÇÃO

       Em um vídeo, o secretário de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Pesqueira, Samuel Dinho, fala sobre o projeto e como a ideia nasceu. Veja vídeo acima.  

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também