Eventos

Sérgio Amaral num momento “mágico” é Embaixador do Carnaval de Pesqueira

Fundação de Cultura Zeferino Galvão e Secretaria de Turismo fazem de Sérgio Amaral o Embaixador do Carnaval de Pesqueira. “É um Ato de Resistência em defesa da cultura popular”, disse Socorro Marinho.

Por Flávio José Jardim atualizado há 3 anos
Publicado em 12 de fevereiro de 2021, 20h35

Sérgio Amaral num momento “mágico” é Embaixador do Carnaval de Pesqueira
https://youtu.be/QHhg2AFeLY8

       A solenidade de entrega do título de Embaixador do Carnaval de Pesqueira para o artista, cantor e compositor Sérgio Amaral, hoje (12 de fevereiro) na Secretaria de Turismo (Antiga Cadeia Pública), contou com um momento “mágico”.

       Nos olhos emocionados de Sérgio, via-se um sonho. Parecia até que imaginava a chegada de Chiquinho Amaral, com a Manola nas mãos, acompanhado de Zé Amaral, com o violão e o grande Aprigíssimo Amaral, com o seu cavaquinho.

       Imaginara que eles iriam acompanhar a dupla Anderson do Pífano e All Souza na execução do Hino de Pernambuco e do Hino Nacional em ritmo de caboclinho.

       A realidade é que Sérgio Amaral tem a cultura no sangue. É filho do saudoso Chiquinho Amaral, fundador do Lira, sobrinho do grande seresteiro Zé Amaral, e do sambista de partido alto Zezinho Amaral e neto também do fundador da Cambinda Velha, Aprígio Amaral, o grande Aprigissímo.

ATO DE RESISTÊNCIA

       Terra de um dos mais tradicionais e animados festejos de Momo do interior de Pernambuco, Pesqueira promoveu hoje (12 de fevereiro) um Ato de Resistência em defesa do Carnaval e da cultura popular. O palco foi a Secretaria Municipal de Turismo.

       A cidade do maior bloco do interior de Pernambuco, o Lira da Tarde, entregou o título de Embaixador do Carnaval de Pesqueira 2021 ao multicultural Sérgio Amaral, uma honraria mais que justa.

       “Realizar uma solenidade em defesa da cultura popular, lembrando as nossas raízes, é um Ato de Resistência. Saldar o verdadeiro Carnaval de Pesqueira, deixando modismos de lado, é um Ato de resistência. Homenagear Sérgio Amaral é, além de um ato de resistência, valorizar todas as agremiações carnavalescas do município”, disse a presidente da Fundação de Cultura Zeferino Galvão, Socorro Marinho.

       Ela e Gerusa Wanderley, Diretora de Cultura da entidade, realizaram um evento exaltando a verdadeira sabedoria popular, reescrevendo a história e atestando o valor artístico de grandes nomes da cultura pesqueirense.

       O evento contou com a presença e anuência do prefeito de Pesqueira Bal de Mimoso, do presidente da Câmara Pastinha Xukuru, do Secretário de Governo, Guilherme Araújo, do Secretário de Esportes Whênio Alencar, da direção da Fundação Zeferino Galvão, da equipe da Secretaria de Turismo e de vários segmentos da imprensa, inclusive o editor do site Flávio J Jardim – Notícia Verdade.

       O prefeito Bal de Mimoso disse que, por motivos óbvios (pandemia), o Carnaval de Pesqueira foi cancelado, mas “se Deus quiser faremos em breve o melhor festejo dos últimos anos”.

       “Já que não podemos realizar o Carnaval, decidimos celebrar a cultura do frevo e de outros ritmos que alegram as agremiações do multicultural Carnaval de Pesqueira”, disse o prefeito Bal de Mimoso.  

       Sérgio Amaral, ao lado de irmãs e familiares, agradeceu a todos e disse que estava honrado em receber uma comenda tão importante, o título de Embaixador do Carnaval de Pesqueira.

       Vale lembrar que Sérgio Amaral foi nomeado recentemente Diretor de Cultura da Secretaria de Turismo, numa clara demonstração de apoio da gestão municipal aos valores da classe artística local e às expressões culturais.

       Segundo o secretário de Governo, Guilherme Araújo, “Não foi uma festa, e sim um ato de valorização, onde também homenageamos as vítimas da Covid-19, além, claro, de exaltar a tradição carnavalesca de Pesqueira, reverenciando nossas expressões culturais”, disse Guilherme.

       Com todos os cuidados e protocolos de higiene e Saúde, a cerimônia não teve a presença do público em geral. Ao final foi servido um coffee break aos convidados.

Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.

Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!

Veja também