VEJA TUDO SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM PESQUEIRA
Pesqueira apresenta total êxito nas primeiras fases do Plano Municipal de vacinação contra o coronavírus. Em Reportagem Especial, veja os números e a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 administradas em Pesqueira. Em detalhes, o secretário de Saúde, Dr. Ribamar Coutinho conta como o trabalho está sendo realizado
Por Flávio José Jardim
atualizado há 4 anos
Publicado em


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pesqueira vem alcançando total êxito na execução da 1ª fase do Plano Municipal de Vacinação contra o Coronavírus, elaborado em 16 de janeiro e iniciado no Dia D de vacinação, 2o de janeiro.
Um indígena e um funcionário da Saúde (ambos do grupo prioritário) foram imunizados simbolizando o início da campanha. “A partir daí iniciamos a 1ª etapa com a vacinação do grupo prioritário, os profissionais de saúde, os idosos com mais 60 anos institucionalizados”, revela o secretário.
No abrigo Lar Esperança de Vida, foram vacinados 30 idosos, 07 pessoas com deficiência (que também estavam institucionalizados) e 30 profissionais que participam do cuidado dos idosos.
Ao mesmo tempo, foi iniciada a imunização dos profissionais de Saúde do município. Mas, segundo o secretário Ribamar Coutinho, o quantitativo de vacinas que veio foi para 30% do total. “Então foram imunizados os profissionais da linha de frente da covid, na UPA, e o pessoal da Atenção Básica, que precisava ser vacinado”.


Esse quantitativo, explica Dr. Ribamar, faz parte da 1ª etapa, além das doses que chegaram para a área indígena, cujas quantidade deu para imunizar 100% do povo xukuru.
Em seguida, dentro do Plano Municipal de Imunização, chegou as doses da AstraZeneca com quantitativo suficiente para vacinar 100% dos idosos com 85 anos ou mais. “Nós conseguimos cobrir 98%, quando a meta era 90%, ou seja, uma imunização mais que eficiente, concluindo essa segunda etapa”, revela o secretário.
Segundo o secretário Dr. Ribamar Coutinho, os números (veja gráfico) comprovam a eficácia do plano, elaborado prela equipe técnica da Saúde Municipal, de acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Vale lembrar que a 1ª etapa ainda está em andamento porque falta concluir a imunização dos profissionais de saúde, cujas doses são da CoronaVac e ainda não chegaram.
A vacinação dos idosos, realizada do dia 28 de janeiro ao dia 02 de fevereiro, foi considerada super tranquila, teve sucesso absoluto e praticamente já encerrou.
A Secretaria de Saúde agora aguarda mais doses da vacina para cobrir a população de 70 anos ou mais, ou de 60 anos ou mais, para ampliar essa cobertura. “A previsão é de chegar nos próximos dias mais 110 mil doses para Pernambuco, e acredito que Pesqueira será contemplada com um bom quantitativo”, destaca Ribamar.

EXCELÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO
O Plano Municipal de Imunização foi muito bem elaborado, de excelência na organização e contou com a participação imprescindível da coordenadora de enfermagem Ana Cláudia.
A vacinação dos profissionais de Saúde acontece no Hospital Dr. Lídio Paraíba. Lá, foi montada uma tenda específica para o trabalho. Para a população em geral, que está dentro do grupo prioritário, a Secretaria de Saúde disponibilizou três pontos de imunização.
Um no estacionamento do Hospital, defronte à capelinha, outro no estacionamento do Posto de Saúde da Vila Anápolis e um terceiro, no sistema Drive Thru, localizado na Praça da Rosa. A localização foi muito bem estudada para facilitar o deslocamento das pessoas até os pontos de imunização. Esses pontos serão mantidos em todas as etapas da vacinação.

TRANSPARÊNCIA
“A chegada das doses de vacina, o quantitativo de doses, início de novas etapas, grupos prioritários. Todas essas informações serão repassadas imediatamente para toda população, através dos veículos de comunicação ou das redes sociais da prefeitura”, frisa o secretário Dr. Ribamar Coutinho.
Um relatório do Plano Municipal de Imunização (veja cópia aqui) foi emitido e será apresentado ao Ministério Público.
O Secretário de Saúde, Dr. Ribamar Coutinho disse ainda que existe uma lista de todas as doses administradas, para que não haja dúvida sobre quem foi imunizado e que não houve fura-fila.
“A lista nominal contém todos os pacientes, funcionários, profissionais de saúde e pessoas que receberam as doses. Serve para consulta pública e fiscalização do Ministério Público”, finalizou o secretário.



Veja abaixo o Plano de Operacionalização para vacinação contra a Covid-19 e o PNI


PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO (PNI)
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
A população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a covid-19 foi priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina, após liberação para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atualmente contamos com a vacina Covishield de Oxford/AstraZeneca (Disponibilizada para idosos com 85 anos ou mais) e com a Coronavac produzida pela Sinovac Life Sciences Co., LTD (Disponibilizada para profissionais de saúde e instituição de longa permanência de idosos/deficientes)
De acordo com o quantitativo disponibilizado, na primeira etapa da campanha foram incorporados os seguintes grupos prioritários:
- Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
- População indígena que vive em terras indígenas homologadas e não homologadas;
- Idosos de 85 anos ou mais;
- 35% dos Trabalhadores da saúde:
- Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação;
- Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
- Demais trabalhadores de saúde.
SUBDIVISÃO DA 1º FASE DE VACINAÇÃO DE RESPONSÁBILIDADE DO PNI MUNICIPAL
- Etapa 1: Vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao cuidado dos pacientes de covid-19 (Realizada no serviço de atuação);
- Etapa 2: Vacinação dos idosos e portadores de necessidades especiais institucionalizados (In loco);
- Etapa 3: Vacinação dos profissionais de saúde inclusos nos serviços de referencia a covid-19 (De acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas);
OBS: A vacinação dos idosos de 85 anos ou mais ocorreu concomitante com as outras etapas.
GRÁFICO

Segundo estimativa no ministério da saúde consta para o município o total de 561 idosos na faixa etária de 85 anos ou mais, com meta de imunização de 90% desse número. Hoje 04/02/2021 encerramos a vacinação de idosos nessa faixa etária com o número de 553 idosos imunizados o que equivale a 98,6% da meta atingida.
Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!