Sábado, 26 de setembro de 2020 hh:mm:ss

“OVNI de Pesqueira” era um balão do Projetc Loon, do Google

Um objeto branco luminoso sobrevoou os céus de Pesqueira nos últimos dias e chamou a atenção das pessoas nas redes sociais, que o confundiram com um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI).

Publicado em 7 de julho de 2020 às 09:37
Atualizado há 3 meses

       Hoje (07 de julho) veio a explicação correta. Trata-se de um balão do Google, empresa multinacional de serviços online dos Estados Unidos.

       O balão, que pode ser visto a olho nu, faz parte do Project Loon, uma pesquisa desenvolvida pelo Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante de 3G das redes de telefonia móvel.

       O funcionamento é através de conexões a smartphones com suporte ao LTE. O Google apelidou de “Projeto Loon”, num diminutivo de balloon. Esses balões são manobrados ajustando à sua altitude para flutuar em uma camada de vento com a velocidade e direção desejadas, usando dados de ventos da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

       Os usuários do serviço se conectam à rede de balões usando uma antena especial de Internet ligada à sua residência. O sinal viaja através de balão a balão, em seguida, para uma estação em terra conectada a um provedor de serviços de Internet (ISP), em seguida, para a Internet global.

Voltar ao topo