Quarta, 12 de agosto de 2020 hh:mm:ss

Pesqueira e microrregião poderão reabrir bares, restaurantes, cafés e academias (seguindo protocolos de higiene e distanciamento) a partir de segunda, 03 de agosto

O governo de Pernambuco anunciou que a região avança para a 6ª etapa do Plano de Convivência com o Coronavírus. Sertão continua sem bares e restaurantes.

Publicado em 31 de julho de 2020 às 17:48
Atualizado há 2 semanas

       As cidades de Pesqueira, Poção, Alagoinha, Sanharó, Lajedo, Venturosa e Belo Jardim, além de outras cidades dos Polos Caruaru e Garanhuns, podem avançar da fase 4 para a fase 6 dentro do Plano de Convivência com o novo coronavírus.

       Isso foi o que anunciou o Governo do Estado. Segundo as informações, na Etapa 6, que começa nesta segunda-feira (03 de agosto), bares e restaurantes, além de academias de ginástica e outros setores, poderão retomar as atividades, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social.

       Os secretários de Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado, André Longo e Bruno Schwambach, respectivamente, disseram que “os indicadores apresentaram uma tendência de queda, que permite avançar duas etapas de uma só vez a partir da próxima segunda-feira”.

       A indicação é que podem voltar a funcionar, com 50% de sua capacidade, os serviços de escritório. O comércio de veículos e locadoras podem voltar com 100% do efetivo. Já os serviços de alimentação, poderão voltar com 50% da capacidade e funcionando entre 6h e 20h.

       “As academias de ginástica também vão voltar com os protocolos específicos”, explicou Schwambach.

       O Polo de Confecções do Agreste está previsto para ser liberado na sétima etapa do Plano de Convivência, que ainda não tem data certa para ser implementada.

       Os donos de bares e restaurantes em Pesqueira e cidades vizinhas estão eufóricos com a notícia. Eles estão fechados desde março e amargam prejuízos incalculáveis. O horário reduzido de funcionamento, até 2oh, não agrada a categoria, no entanto.

SERTÃO SEM BARES E RESTAURANTES AINDA

       Os municípios da Macrorregião II, que inclui Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e cidades vizinhas poderão avançar na segunda-feira (3) para a quinta etapa do plano, com a reabertura de serviços de escritório (50%) e comércio de veículos e locadoras (100%).

       Já a Macrorregião IV, que inclui Salgueiro, Petrolina, Araripina e cidades vizinhas, continua na quarta etapa do plano, pois ainda representa tendência de crescimento nos indicadores de saúde.

Voltar ao topo