Terça, 29 de setembro de 2020 hh:mm:ss

PESQUEIRA, POÇÃO E REGIÃO CELEBRAM, EM CASA, O DOMINGO DE RAMOS

Com igrejas fechadas, fiéis celebram de forma diferente o Domingo de Ramos. Ramos nas fachadas das casas e muita fé… Em Poção, não houve a tradicional Procissão de Ramos.

Publicado em 5 de abril de 2020 às 18:22
Atualizado há 6 meses

       Além de missas online, na TV e no Rádio, os fiéis de Pesqueira, de Poção e de toda a região colocaram ramos com fitas vermelhas nas portas e montaram altares para receber as bençãos de Ramos.

       O Domingo de Ramos, celebração tradicional que antecede a Páscoa, este ano teve um significado e uma forma diferente para os católicos da Diocese de Pesqueira.

       Em Poção, por exemplo, que recebe anualmente milhares de fiéis vindos de várias regiões brasileiras, que procuram se aproximar da fé através da visita ao histórico Cruzeiro da cidade e da tradicional Procissão de Ramos, não houve o evento. A cidade recebe centenas de ônibus, mas o ato teve que ser cancelado, dentro das ações de enfrentamento à disseminação do Covid-19.

       Em Pesqueira, os fiéis atenderam ao chamado da Diocese de Pesqueira e ornaram as fachadas de dezenas de casas com ramos e fita vermelha. As celebrações foram através dos meios de comunicação e os fiéis ficaram em casa e receberam a bênção de Ramos.

IGREJA ALERTOU

       Sem poder sair de casa ou se reunir em missa, onde normalmente se leva um ramo para ser abençoado durante a celebração, os fiéis de Pesqueira, Poção e cidades da região, oraram pela TV, Rádio e Internet.

Correntes de oração foram feitas para abençoar os ramos nas portas das casas. O alerta de seguir o isolamento social foi feito pelo bispo da Diocese de Pesqueira, dias atrás através de comunicado oficial.

EXPRESSÃO RELIGIOSA

       A celebração de Ramos, segundo a Igreja Católica, é um reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras e oliveiras para celebrar a Entrada Triunfal de Jesus.

       A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos.

Voltar ao topo