Sábado, 13 de abril de 2024 hh:mm:ss

POÇÃO | Câmara de Vereadores aprova leitura do projeto do Executivo que regulamenta pagamento do Piso Nacional da Enfermagem

Vereadores de Poção fazem a leitura do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o auxílio financeiro da União para complementação do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteira da área de Saúde Pública

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 14:56
Atualizado há 7 meses

POÇÃO (PE) – A Câmara Municipal de Poção fez a leitura, ontem (05 de setembro) à noite, do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre o auxílio financeiro da União para complementação do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteira da área de Saúde Pública.

       O projeto propõe o pagamento aos profissionais da enfermagem da rede pública municipal de saúde.

       Conforme o projeto, para a efetivação da implementação da diferença remuneratória resultante do piso salarial nacional deverá ocorrer na extensão do quanto disponibilizado, à título de assistência financeira complementar, pelo orçamento da União.

       O pagamento do piso salarial nacional será proporcional à carga horária, de modo que, se a jornada for inferior, o piso será reduzido proporcionalmente.

       Segundo os vereadores, a fixação do piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem da rede pública municipal, contribuirá sobremaneira para o bom desempenho de suas atividades perante à população, proporcionando uma valorização merecida desta importante classe trabalhadora.

JUSTO AUMENTO

       O presidente da câmara, Caíque Alberto, e todos os vereadores ressaltaram “que é justa e merecida a complementação do piso, uma vez que os enfermeiros desempenham um papel central no cuidado direto aos pacientes. Eles (os profissionais de Saúde), são responsáveis por fornecer cuidados holísticos e abrangentes, considerando não apenas as necessidades físicas dos pacientes, mas também as suas necessidades emocionais, sociais e psicológicas.

       Segundo os vereadores, existe um relacionamento estreito entre os enfermeiros e o paciente que contribui para promover e recuperar a saúde.

SESSÃO

       Na sessão desta terça-feira (05), a Câmara de Vereadores debateu de forma democrática diversos assuntos. Ouça abaixo as falas dos vereadores.

WRIDES

       O vereador Wrides Mendes parabenizou o STR de Poção pela recondução de sua presidente, Dona Graça, e lamentou um final de semana de luto no município. Parabenizou a aprovação do repasso para pagamento do piso salarial dos servidores da Saúde. Ouça o vereador:

JUNIOR DE BATALHA

       O vereador Junior de Batalha citou os apoios que faz aos moradores do distrito de Gravatá dos Gomes. Anunciou que recebeu ligação do gabinete do Deputado Federal Renildo Calheiros sobre a repactuação das obras paralisadas, que vai beneficiar a escola Monsenhor, destacou a recuperação das estradas vicinais e confirmou a realização da 2ª Caminhada da Fé, entre Gravatá e Poção, no próximo dia 10, domingo.

CAÍQUE ALBERTO (PRESIDENTE)

       O Presidente Caíque Alberto disse parabenizou a presidente do STR de Poção que foi reconduzida ao cargo, e anunciou como serão as votações do Projeto de Lei dos profissionais de Saúde. Segundo ele, haverá duas votações consecutivas na próxima semana para agilizar a aprovação do PL e parabenizou todos os profissionais de saúde. “Concluo e me formo em Enfermeiro e sei de perto da luta dos profissionais”. Ouça o pronunciamento de Caíque.   

SILAS

       O vereador Silas Enfermeiro enviou votos pesar para Dona Josefa e Seu Lôro, bem como aos familiares da garota Andreya. Mais uma vez, o vereador falou na necessidade de colocar psicólogos e assistentes sociais nas escolas. “Toda semana bato nesta mesma tecla e estamos perdendo nossos jovens para as drogas, para o álcool e à depressão”, alertou o vereador. “Precisamos acordar como sociedade”, frisou.  

       O vereador defendeu ainda o piso dos profissionais de Saúde e disse que o secretário Genaílson esteve na câmara para explicar o pagamento do piso.

       O site continua publicando as reportagens especiais com os vereadores. Os próximos a serem abordados serão Silas Enfermeiro e Junior de Batalha. No final da sessão, os vereadores posaram para uma foto (abaixo) com a equipe dos alunos de Poção que vão participar do campeonato de foguetes MobiFogo, no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Esse tema, inclusive será alvo de reportagem deste site em breve.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (Link nos stories).

Voltar ao topo