Segunda, 01 de junho de 2020 hh:mm:ss

PRINCÍPIO DE TORNADO ASSUSTA MORADORES DE PESQUEIRA (PE)

Vídeo e imagens feitas por moradores de Salobro (Pesqueira) e Cascavel (Capoeiras) mostram tornado se formando entre as nuvens

Publicado em 16 de abril de 2020 às 20:22
Atualizado há 2 meses

       Imagens e um curto vídeo produzidas na tarde desta quinta-feira (16 de abril), assustaram os moradores de Pesqueira, mais precisamente na região do distrito de Salobro e na localidade de Cascavel, município de Capoeiras.

       O fenômeno é conhecido como nuvem funil, definida por especialistas como o estágio inicial de um tornado. As densas nuvens, bem escuras, proporcionaram um espetáculo diferente para a zona rural.  

Os moradores dos sítios disseram que “ventava muito no momento” e a nuvem funil foi crescendo. O cone mudou de direção várias vezes, causando medo no povo. Logo após, choveu na área. Veja você mesmo as fotos e o vídeo.

EXPLICAÇÃO

       Segundo especialistas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a nuvem funil se forma quando existe instabilidade e é fruto da interação entre o calor e a umidade do ar, que forma nuvens bastante carregadas.

       “Trata-se de uma coluna de ar que gira de forma violenta e pode evoluir para um dos estágios de formação dos tornados”.

       O fenômeno não é considerado tornado, mas “princípio de tornado”.  O fenômeno só passa a ser classificado dessa forma quando as nuvens funil tocam o solo.

        Apesar do medo, não foram registrados problemas na região. Nesse momento (20h15, de 16 de abril) chove fraco em Pesqueira. As fotos e o vídeo foram feitas por Joycy Fernandes.

Voltar ao topo