Sexta, 23 de julho de 2021 hh:mm:ss

RENDEIRAS | Prefeitura de Pesqueira apresenta projeto “Nas Mãos das Rendeiras”, que vai atender 300 artesãs

A apresentação foi hoje (27 de abril) pela manhã na Secretaria de Assistência Social de Pesqueira, antiga Ford, e contou com o prefeito Bal de Mimoso, do secretário de Governo Cacique Marcos e demais secretários, além da empresária Noemy e sua filha Ruth

Publicado em 27 de abril de 2021 às 18:31
Atualizado há 3 meses
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA LER EM PDF LEVE

       “Esse é um dos mais importantes programas de apoio às rendeiras de toda região”. Foi com essas palavras que o prefeito de Pesqueira, Bal de Mimoso, juntamente com secretários e convidados, apresentou o Projeto “Nas Mãos das Rendeiras”, ação que vai beneficiar 300 artesãs que vivem da confecção de renda-renascença.

       O evento contou com as presenças do prefeito, do secretário de Governo, Cacique Marcos, do secretário de Articulação, Wellington Guenes e do secretário de Assistência Social e Cidadania, Samuel Dinho, que foi o anfitrião do evento.

       “Contamos com a nossa parceira e amiga Noemy e sua filha Ruth. Elas nos doaram materiais de incentivo para nossas rendeiras”, destacou Samuel.  

       Houve um coffee break de apresentação do Projeto “Nas Mãos das Rendeiras”, que tem o objetivo de beneficiar inicialmente 300 rendeiras através de oficinas de aperfeiçoamento e geração de renda, além de melhoria do produto e gestão da produção e comercialização da renda renascença.

       Trata-se de uma ação integrada que pretende valorizar e estimular a produção da renda renascença, além de gerar emprego e um complemento para o orçamento doméstico de rendeiras e também de usuárias do bolsa família.

       O Projeto “Nas Mãos das Rendeiras” foi criado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da prefeitura de Pesqueira, município do agreste de Pernambuco a 214 quilômetros do Recife, mas desde que assumiu a gestão, o prefeito Sebastião Leite, Bal de Mimoso, disse que “tinha a intenção de lançar um programa desse porte, que valorizasse e apoiasse as rendeiras de Pesqueira”, disse Bal.

       Segundo o Secretário de Assistência Social e Cidadania, Samuel Dinho, 300 rendeiras dos bairros e de distritos do município vão participar do projeto. O “Nas Mãos das Rendeiras” também vai valorizar e resgatar a tradição da confecção da renda renascença, artesanato e moda produzido no agreste de Pernambuco a mais de 90 anos.

       Ao todo, 300 rendeiras dos bairros da cidade e dos distritos de Papagaio, Salobro e Vila de Cimbres, além do povoado de Beira-Mar (todos na área rural), vão participar de oficinas de Aperfeiçoamento, Geração de Emprego e Qualificação das Técnicas de Produção.

       Além disso, um estande de vendas já está pré-agendado para expor as peças das rendeiras na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que tem previsão de ocorrer entre os dias 7 e 18 de julho de 2021.

Voltar ao topo