Domingo, 21 de abril de 2024 hh:mm:ss

Saúde em Pesqueira | Investimentos, cuidado e bem-estar para toda a população; números refletem avanços do setor em 2023

Cuidado, bem-estar para toda a população, e números expressivos são os grandes destaques para a retrospectiva da Secretaria de Saúde do município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Chegada de novos equipamentos, contratação de profissionais de saúde, exames preventivos e acompanhamento dos pacientes em todas as UBS’s da cidade

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 13:13
Atualizado há 4 meses

PESQUEIRA (PE) – Em 2023, a Atenção Primária de Saúde foi incansável, trazendo cuidado e promovendo uma condição favorável para toda a população. Só nas UBS’s foram mais de 28 mil atendimentos médicos, 36 mil atendimentos de enfermagem, e mais de 3 mil crianças de 0 a 2 anos atendidas.

Focados com a saúde da mulher, o setor realizou mais de 4 mil exames preventivos, 5 mil consultas pré-natal e 2 mil testes rápidos. Os profissionais levaram a saúde até os pesqueirenses, com mais de 240 mil visitas domiciliares. Também foi fortalecida a missão de levar saúde a cada canto da cidade. A prova disso foi o atendimento noturno e aos sábados para a zona rural.

As consultas do TeleNordeste trouxeram especialidades para perto da população. Cardiologia, endocrinologia, reumatologia, neurologia e muito mais, tudo ao alcance de todos. O programa Saúde na Escola transformou cuidado em educação, abordando diversos temas necessários.

O compromisso com o setor da saúde se reflete nos números. Onde foram alcançados o maior índice histórico no Previne Brasil, com 8,19. A qualidade foi protagonista, onde foram adquiridos equipamentos modernos para proporcionar o melhor cuidado possível.

Aconteceram reformas nas unidades básicas para oferecer ambientes mais acolhedores. Como Centenário I, Centenário II, José Rocha e Novo Cajueiro, que através da estrutura renovada, proporcionará um melhor espaço para cuidar do pesqueirense.

Ao longo do ano, foram realizados mais de 20 mil atendimentos e mais de 64 mil procedimentos odontológicos. Com essas ações, foi melhorada a higiene bucal da comunidade pesqueirense, que recebeu quase 25 mil kits de higiene bucal.

Cuidamos desde os primeiros sorrisos. Foram atendidas mais de 2 mil gestantes, 687 casos de urgência e realizadas mais de 400 escovações supervisionadas. Também foram atendidos 258 pacientes com necessidades especiais, e realizados 208 atendimentos em domicílio. Grande destaque para a inauguração do novo CEO, Centro de Especialidades Odontológicas, com mais qualidade, consultórios e aumento de oferta.

No CEO, foram realizados quase 10 mil procedimentos, incluindo 390 próteses, 703 radiografias e 20 cirurgias de descolamento lingual/labial.

Neste ano, a Casa de Apoio foi um refúgio para mais de 400 pessoas por mês, oferecendo hospedagem para quem viajava de madrugada para Caruaru ou Recife. E falando em viagens, o serviço do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) atendeu cerca de 40.000 pessoas esse ano.

Na área de regulação, foram realizados mais de 800 agendamentos para exames de alta complexidade, e mais de 2.900 agendamentos de consultas especializadas, além da realização de 405 cirurgias para o hospital Dr. Lídio Paraíba. E falando em HLP, nossa maternidade realizou 442 partos nesse ano.

O Centro de Especialidades Médicas atendeu quase 12 mil consultas com especialistas em diversas áreas, incluindo Psiquiatria, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e muito mais.

Na Fonoaudiologia, realizamos 764 atendimentos, e na Fisioterapia, que foi totalmente modernizada, foram mais de 7 mil procedimentos. O Serviço de Atendimento Domiciliar realizou mais de 9 mil procedimentos para pacientes acamados. O CAPS cobriu uma média de 235 pacientes por mês, totalizando mais de 41 mil procedimentos.

Foram realizados mais de 117 mil exames laboratoriais, e nossa Vigilância Sanitária inspecionou mais de 6 mil imóveis. Na UBS Pet, foram realizados 587 atendimentos, 346 castrações, e mais de 10 mil doses na campanha de vacinação antirrábica animal.

No Programa Nacional de Imunização, foram aplicadas mais de 24 mil doses de vacinas de rotina, 448 doses da BCG e, na luta contra a COVID-19, mais de 14 mil doses para adultos e mais de 4 mil para crianças.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (link nos stories).

Voltar ao topo