Quarta, 23 de setembro de 2020 hh:mm:ss

TOINHO DA FARMÁCIA: Pharmacia Santos, em Pesqueira, é uma das mais antigas do interior de Pernambuco

Empresário que comanda a Pharmacia Santos sempre lutou por melhores condições de saúde para o povo. A empresa é sinônimo de credibilidade e ótimos serviços.

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 19:37
Atualizado há 1 mês

       Prestes a completar 110 anos de tradição e bons serviços, a Pharmacia Santos, em Pesqueira, é sinônimo de credibilidade e referência na venda de medicamentos.

       Uma vida inteira de três gerações da Família Santos, que se dedicou com determinação e apreço ao ramo farmacêutico. O atual proprietário, Toinho da Farmácia, prossegue fazendo um trabalho iniciado há décadas, onde o excelente atendimento e à atenção aos clientes sempre falaram mais alto. Os clientes se tornaram amigos e confiam nos serviços.

       Toinho da Farmácia tem larga experiência e sempre fala da empresa como um “patrimônio” da cidade. No mesmo local onde a Pharmacia Santos é instalada até hoje, funcionava uma pequena farmácia, mas era controlada por outra pessoa.  

       Em 1911, o Patriarca da Família Santos, Manoel Cristóvão dos Santos, já trabalhava na antiga farmácia, teve a oportunidade de adquirir a empresa. Estava criada a Pharmacia Santos, um marco na história e no comércio de Pesqueira.

       Em 1958, Manoel Cristóvão faleceu e o pai de Toinho da Farmácia, José Cristóvão dos Santos, assumiu a empresa. Zé Cristóvão fez um excelente trabalho e tornou a empresa ainda mais conhecida. Tudo isso sempre ao lado da esposa, Maria Auxiliadora, conhecida por Sula, que até hoje é um dos fortes esteios da empresa.

       Em 1982, Zé Cristóvão falece e Toinho da Farmácia assume de vez o negócio, contando com o apoio de sua mãe, Sula. Na realidade, raras empresas sobreviveram a tudo que a Pharmacia Santos enfrentou ao longo de décadas na região. A administração “foi testada e aprovada em termos de união de família e de organização”, diz Toinho.

       A história da empresa demonstra que o amor em família e o comprometimento com a saúde são muito importantes.

       A Família Santos deu, ao longo de muitos anos, grande contribuição social para o desenvolvimento de Pesqueira e da região. “Sempre cuidamos da saúde das pessoas, desde quando a população ainda não tinha nem hospital”, exemplifica Toinho da Farmácia.

A PERDA DE PAULINHO

       Recentemente, a Família Santos sofreu uma grande perda. A morte de Paulo Cristóvão foi um momento difícil para todos, porque ele atuava junto a Toinho na tarefa de manter o negócio. “Paulinho também fez parte e contribuiu para o engrandecimento da nossa Pharmacia”, destaca Toinho.

VIDA PÚBLICA

       Agora, depois de todos estes longos anos de trabalho, Toinho da Farmácia foi praticamente convocado para ser pré-candidato a vereador nas eleições deste ano.

       Aceitou o chamado da população e decidiu lançar seu nome para concorrer a uma das cadeiras na Câmara de Vereadores de Pesqueira. Para esta nova fase, sempre leva uma determinação: “Meu lema é amar e minha Missão é Servir com Amor”.

       Toinho garante que sempre esteve e estará à serviço das micro e pequenas empresas e do povo, defendendo a criação de linhas de crédito e carga tributária menor para quem empreende, consequentemente gerando empregos para as famílias. Além, claro, de lutar por melhores condições de Saúde para toda comunidade.

       “Toinho carrega no DNA a tradição da Pharmacia Santos, sempre tocando a empresa com ética, a inovação e respeito aos clientes”, atesta Artur Cristóvão, tio de Toinho.

Voltar ao topo