Sexta, 25 de setembro de 2020 hh:mm:ss

Venturosa recebe Selo “Município que Faz a Diferença” no Programa Olhar para as Diferenças

O programa objetiva garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos.

Publicado em 22 de julho de 2020 às 11:40
Atualizado há 2 meses

       Venturosa recebeu o Selo “Município que Faz a Diferença” dentro do Programa Olhar para as Diferenças, lançamento em 2019 pelo Governo do Estado.

       O programa objetiva garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. A iniciativa foi implementada inicialmente em 13 municípios, fruto do compromisso do Governo de Pernambuco com o Marco Legal da Primeira Infância, para assegurar que essa parcela da população seja contemplada com serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais ao desenvolvimento infantil.

       O prefeito Eudes Tenório destacou que “Venturosa forneceu a essas crianças o afeto e os instrumentos necessários ao desenvolvimento”.
       O Programa Olhar para as Diferenças foi um verdadeiro desafio em Venturosa, onde os profissionais de várias áreas da prefeitura se uniram na construção de políticas públicas planejadas.

       A intenção do programa “Olhar para as Diferenças” é a de que crianças que nasçam com algum tipo de deficiência tenham segurança e instrumentos efetivos para que possam se desenvolver em uma fase tão importante como é a Primeira Infância.

 
       O “Olhar para as Diferenças” conta com a participação das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde, além de promover parcerias com entidades não-governamentais e com as prefeituras dos municípios. O caráter intersetorial do programa tem como objetivo certificar a permanência, a participação e a aprendizagem durante todo o processo de orientação às famílias sobre os cuidados e encaminhamentos necessários.

VENTUROSA Relatório Campanha Vacinação Influenza/2020

       Desde que Venturosa esteve no lançamento do Programa Olhar para as Diferenças, em 2019, inseriu ações voltadas para o desenvolvimento infantil, que possibilitou a crianças, de 0 a 6 anos, com deficiências e transtornos, serem atendidas nos serviços públicos.

       Venturosa foi uma das cidades pioneiras no programa. As equipes da Educação, Saúde e Assistência Social estiveram no lançamento do programa, em agosto do ano passado.

       Hoje a cidade recebe o reconhecimento e o Selo “Município que Faz a Diferença” emitido pelo Programa Olhar para as Diferenças.

       Segundo a Coordenadora Estadual do Programa Olhar para as Diferenças, Flávia Veras, a campanha Nacional de imunização, por conta da pandemia, foi antecipada e também passou a incluir as crianças com deficiência como população prioritária.

       “Sendo este o público alvo do Programa olhar par as Diferenças elencamos como ação estratégica a oferta da vacinação para 100% das 525 crianças do programa.  Para isto foi necessária uma grande mobilização junto a vários atores estaduais e municipais”, diz a coordenação.

       O PNI municipal deu início a busca ativa das 27 crianças de Venturosa do Programa Olhar para as Diferenças. Ao término foram constatadas algumas situações relevantes para o acompanhamento das crianças de 0 a 6 anos com deficiência.

       Os resultados foram excelentes, num breve panorama da situação vacinal: 100% das crianças foram abordadas. 05 crianças mudaram de endereço ou não foram localizadas.

               “Ao final obtivemos o total de 22 crianças integrantes do Programa Olhar para as Diferenças do município. E 100% das crianças abordadas, o que lhe confere o Selo de Município que Faz a Diferença.

               “Agradecemos pelo compromisso com a cidadania e saúde das crianças com deficiência, atingindo a meta de 100% das crianças do Programa Olhar para as Diferenças vacinadas para Influenza em 2020”, Flávia Veras, Coordenadora Estadual do Programa Olhar para as Diferenças.

Voltar ao topo