Domingo, 21 de abril de 2024 hh:mm:ss

VITÓRIA DO POVO XUKURU | Caípe: O resultado é a favor da vida, existência e luta de todos os povos indígenas do Brasil

Desembargadores do TRF-5 tomaram decisão favorável ao Povo Xukuru sobre o pedido de reintegração de posse do território onde a Aldeia Caípe fica localizada.

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 19:29
Atualizado há 4 meses

PESQUEIRA (PE) – O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5° região retomou nesta quarta-feira (13) o julgamento do pedido de reintegração de posse sob a Aldeia Caípe na Serra do Ororubá, terra indigena Xukuru localizado no município de Pesqueira-PE, após um novo pedido de recurso da parte que está requerendo o direito a terra, porém do contrário ao pedido, o placar de votação dos desembargadores presentes, foi favorecido ao Povo Xukuru que sai vitorioso de uma batalha que vinha sendo travada há 30 anos.

Caípe tem uma área de 300 hectares que está dentro do coração do território já demarcado, homologado e registrado como bem da União de usufruto exclusivo do povo Xukuru desde 2001. O pedido de reintegração de posse da aldeia Caípe já era uma das mais antigas ações judiciais a tentar anular a homologação de um território indígena com base na tese do marco temporal. A área é cultivada e tem uma representação histórica fundamental para os moradores.

Entre pedidos de vistas dos desembargadores e mobilizações pacíficas dos movimentos indígenas, sociais e de direitos humanos diante da repercussão do caso, o resultado é a favor da vida, existência e luta de todos os povos indígenas do Brasil.

Saiba Mais no Portal www.flaviojjardim.com.br (link nos stories).

Voltar ao topo