Câmara de Pesqueira realiza sessão com foco na valorização dos trabalhadores, infraestrutura urbana e fortalecimento da economia local
Na sessão ordinária desta semana, a Câmara Municipal de Pesqueira debateu temas fundamentais para o desenvolvimento do município, com destaque para projetos e requerimentos voltados à valorização dos mototaxistas, melhoria da infraestrutura urbana, fomento à economia local e reconhecimento cultural.
Por Flávio José Jardim
atualizado há 3 meses
Publicado em

O vereador Evando Júnior fez a defesa do seu projeto de lei que regulamenta o uso de tendas para mototaxistas, com foco em dignidade e segurança para os profissionais da área. Em sua fala, reforçou que a proposta busca soluções equilibradas e que não comprometam a mobilidade urbana. O projeto foi aprovado na primeira votação, mas terá outra votação ainda.
O vereador Niel de Mimoso apresentou pedido de informação ao secretário de Finanças, buscando esclarecimentos sobre os valores gastos com a iluminação pública, diante das constantes reclamações de postes apagados em várias localidades.
O vereador Professor Vavá protocolou dois requerimentos, solicitando a reforma dos vestiários do campo de Baixa Grande e a construção de banheiros no local, com o objetivo de melhorar as condições para os frequentadores e atletas da comunidade.
O vereador Biá Cabral apresentou dois requerimentos: um solicitando a construção de um cemitério vertical, destacando que se trata de uma questão de saúde pública e respeito à memória; e outro pedindo a limpeza do canal da Rua Luiz Wilson, no bairro do Prado. Biá defendeu ainda a proposta como uma ação preventiva e de planejamento urbano.
O vereador Gel Napoleão manifestou apoio ao projeto do vereador Evando Júnior e fez críticas à atual gestão municipal, especialmente pela falta de iluminação pública, o saneamento precário e os problemas no atendimento da UPA.
O vereador Demilson usou a tribuna para prestar condolências às famílias de Edimilson (Bi) e Maria José (Marião), e também declarou apoio ao projeto de regulamentação dos mototaxistas.
O presidente da Câmara, Guila Araújo, apresentou um projeto de resolução para concessão do título de cidadã pesqueirense à Mestra Artesã Dona Odete, pelo seu legado na valorização da renda renascença. Também apresentou requerimento para a limpeza de barragens no Sítio Viração, defendeu o projeto de lei da coleta seletiva e fez pedido oral pela iluminação e roço de mato no bairro Vira Kopus. Também prestou esclarecimentos sobre o problema de falha elétrica ocorrido na UPA no último dia 20 de maio.
O vereador Mateus Leite defendeu emendas ao projeto do vereador Evando Júnior, reforçando o papel fiscalizador do parlamentar e a importância do debate democrático. Apresentou ainda um projeto de resolução para concessão do título de cidadã pesqueirense à Ana Lígia, reconhecendo sua contribuição para o turismo religioso, e voltou a cobrar transparência e a entrega dos kits escolares.
O vereador Alexandre do Sofá apresentou projeto de lei que denomina a Rua Projetada como Rua Maria de Fátima Vieira de Melo, além de requerer pavimentação em ruas dos bairros Bela Vista e Centenário. Também parabenizou a Secretaria de Agricultura pelo trabalho de aração de terras em Cacimbão e região.
A vereadora Rochevânia Rocha destacou o trabalho da Comissão de Justiça, que se reuniu para aprimorar o projeto de regulamentação dos mototaxistas, e parabenizou a categoria pela contribuição à cidade.
Por fim, o vereador Pastinha Xukuru defendeu a importância da regulamentação dos mototaxistas e propôs que o Executivo dê prioridade a fornecedores locais nos contratos públicos, sugerindo que 70 a 80% das compras municipais sejam feitas com empresas de Pesqueira, como forma de fortalecer a economia local e gerar empregos.
A sessão reafirmou o compromisso dos vereadores com o diálogo, a fiscalização e o desenvolvimento do município. A Câmara segue aberta à população e atenta às demandas que impactam diretamente a vida dos pesqueirenses.
------------------------------------------------







Você precisa estar logado para comentar. Por favor, faça login ou crie a sua conta.
Ainda não há comentários para esta notícia. Seja o primeiro a comentar!